Bairros Inteligentes são laboratórios de Smart Cities

Josué de Menezes      domingo, 1 de abril de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

O aplicativo Bairros Inteligentes é um guia de compras integrado a um programa de fidelidade  que permite criar campanhas promocionais em forma de jogos interativos, gerando engajamento entre os frequentadores dos bairros.

Sintetizando, é uma ferramenta que fortalece a conexão entre os "usuários" (moradores e frequentadores) de um bairro com o comércio local. 

Mas o aplicativo é apenas a ponta de um imenso iceberg para ativar redes de inovação de Cidades Inteligentes.

 

Criar Clubes de Compras nos bairros é o primeiro momento para dar vida às campanhas colaborativas

À medida que os estabelecimentos comerciais vão aderindo ao aplicativo, as redes de compras vão se formando e os clubes de vantagens passam a fortalecer o comércio local com pontos, prêmios e promoções.

Com mais estabelecimentos também é possível criar circuitos temáticos de gastronomia, qualidade de vida, 50+, dentre outros.

Essa estratégia permite ativar campanhas nas mídias sociais. 

A ideia dos circuitos temáticos é bem vinda para imobiliárias premiarem seus clientes, oferecendo moedas dos bairros onde os clientes adquiriram ou alugaram um imóvel.

Os Clubes de Vantagens também se formam por intermédio de convênios com empresas.

Mas a abordagem que envolve o comércio é apenas o início de um processo de transferência de tecnologias que visa  transformar os bairros em laboratórios para acolher novas tecnologias de "smart cities". 

Os comerciantes que aderirem ao projeto irão acompanhar de perto a transformação do seu bairro, pondendo oferecer aos seus clientes mais comodidade, segurança e conforto.

Para citar um exemplo, um dos projetos em curso é a implantação de um sistema de vigilância solidária. nos bairros inteligentes. 

A ponte para o Mercado Imobiliário inovar nos Bairros Inteligentes

O conceito de transformar bairros em laboratórios atrai startups interessadas em validar seus projetos em ambientes reais.

As startups encontram no ambiente dos bairros inteligentes um bom lugar para acelerar processos de modelagem.

A sinalização positiva de estrategistas do mercado imobiliário confirmando que o conceito de Bairros Inteligentes promete valorizar os imóveis é positiva..

Essa é uma consequência natural quando os clubes de compras ou redes de vantagens são criados para ligar condomínios e empresas ao comércio e prestadores de serviços locais.

A identificação de nichos facilita mapear a vocação econômica, ambiental e social dos bairros.

Esses mapas de perfil dos bairros são vistos como ouro para os corretores.

Como funciona o Marketing Cruzado nos Bairros Inteligentes

Um posto de gasolina, por exemplo, ao aderir ao projeto, cria uma rede de benefícios para fidelizar os seus clientes, que por sua vez, também passarão a ter vantagens em outros comércios no entorno.

Este movimento de rede de colaboração tem o poder de transformar conceitos de economia colaborativa e economia criativa em realidade.

Os estabelecimentos que aderirem ao projeto poderão dar moedas (pontos) aos clientes que irão retirar prêmios.

Com as empresas conveniadas será possível fazer o marketing cruzado, ofertando pontos para os funcionários em programas de insentivo.

Para os lojistas e prestadores de serviço essa proposta significa menos custo de marketing e mais benefícios aos clientes. 

Essa lógica é simples e direta. Essa é apenas uma das faces para um bairro ter a chancela de bairro inteligente.

O aplicativo funciona como uma lista telefônica antiga.

Para quem tem mais que quarenta anos, lembra das listas amarelas?

Pois é, o aplicativo é a versão digital desse conceito.

Os jornais de bairros enxergam no aplicativo um forte aliado para somar forças e criar campanhas "gamificadas" (em formato de jogos promocionais), considerando que o aplicativo é baseado em moedas, pontos, prêmios e promoções.

 

A Rede Mercados do Futuro é o portal para facilitar a composição de novas parcerias para construir os Bairros Inteligentes

O envolvimento das pessoas em torno do consumo consciente, ou seja, da valorização do comércio local, visa criar engajamento pela causa da elevação da qualidade do bairro.

Quando falamos em qualidade não estamos falando apenas do aspecto relacionado a um centro de compras.

O conceito de Bairro Inteligente é prover o bairro de uma série de soluções para atender demandas variadas considerando o perfil da população e frequentadores.

Quais os serviços que o bairro oferece para a terceira idade? E os jovens estudantes, como são acolhidos? Qual é a infraestrutura que o bairro oferece para jovens casais? Enfim, vários nichos e segmentos passam a ser considerados de forma qualitativa.

Essa visão é um "prato cheio" para empresas imobiliárias para fundamentar seus negócios.

Ou seja, o aplicativo que já está disponível tanto para Android quanto para IoS, é apenas um ponto de referência para iniciar a ativação de redes de colaboração e dar vida a projetos segmentados.

A proposta é criar indicadores para motivar o desenvolvimento de novas aplicações integradas nas áreas de mobilidade urbana, eficiência energética, segurança, dentre outras, tendo os bairros como laboratórios de Smart Cities, considerando o perfil e as vocações de cada bairro.

Com essa visão, várias startups, universidades, centros de pesquisa, empresas e órgãos públicos começam a demonstrar interesse em somar forças em torno da marca Bairros Inteligentes.

Os projetos nos bairros já começam a ganhar forma.

No Taquaral, em Campinas, a proposta é criar um centro de referência em urbanismo sustentável, sonho do arquiteto e urbanista Franco Ferraz, que disponibiliza estrutura de coworking com profissionais engajados na causa de transformar as cidades.

"Nossa visão é implementar tecnologias sustentáveis em escala com uma leitura de melhorar a vida das pessoas com menos recursos e mais eficiência", sintetiza Ferraz

 

 

 

Arquiteto e urbanista Franco Ferraz lança novo conceito de coworking de tecnologias sustentáveis, a Arqtus. A parceria Bairros Inteligentes dará vida a uma aceleradora de urbanismo e Smart Cities 

 

Outro projeto que está ganhando forma é no Cambuí, também em Campinas.

Lá a ideia é criar um ambiente que irá prover os usuários de uma série de soluções inteligentes, oferecendo infraestrutura de internet grátis.

Neste movimento, a Wisoapp firma parceria juntamente com a Shempo Sistema de Conunicação para o desenvolvimento de um portal de serviços em núvem.

Essa iniciativa despertou o interesse de um fundo de investimento com interesse direto em Small Cell.

As parcerias também envolvem o poder público, interessado em potencializar a prestação de serviços e relacionamento com os cidadãos dentro do ecossistema dos bairros inteligentes, marca registrada que tem justamente a proposta de criar redes de colaboração.

Novas empresas estão sendo convidadas para participar do pool de desenvolvimento e integrações.

A mais nova parceira é uma startup de Analytics, inteligência artificial especializada em identificar perfis de consumidores para otimizar campanhas.

O ponto de conexão de todas essas iniciativas é a Rede Mercados do Futuro, um Hub que visa facilitar o desenho de alianças que tem como propósito conectar ideias, pessoas e recursos, tendo a Nova Economia e Smart Citie como elementos de convergência.

Cada bairro deve ser estudado de forma independente

Os projetos estão ganhando forma com iniciativas independentes, porém complementares.

Sob o ponto de vista de um urbanista, bairros inteligentes reforça a ideia de revitalização e novo ordenamento social visando otimizar recursos.

Carlos Valverde, estrategistas do mercado imobiliário confirma, "a marca Bairros Inteligentes, da forma como está sendo concebida, será um atestado de segurança para investimentos no setor. Se um bairro for inteligente, com certeza, terá um grande diferencial de valorização".

Esta visão segue uma tendência internacional do mercado imobiliário que busca qualificar cidades e locais, destacando seus diferenciais de serviços e produtos.

"Com certeza os investidores e futuros moradores enxergarão os Bairros Inteligentes como oportuinidade de retorno. Os Bairros Inteligentes serão ambientes de inspiração de novos modelos de negócios. Vejo como lugares que irão defragar uma gama de possibilidades de criação de serviços e produtos. Será mais fácil investir em ambientes que contarão com lastro de fundos de investimentos antenados no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis", confirma Valverde.

 

José Francisco Valverde, estrategista do mercado imobiliário reconhece Bairros Inteligentes como marca para valorizar imóveis

Escritório de Negócios Bairros Inteligentes

O espectro de possibilidades de provimento de serviços de um bairro inteligente é grande e permite oferecer sistemas integrados variados, a exemplo de serviços de caronacontrole integrado de pragas urbanas, rastreabilidade, dentre outros que já estão no escopo do projeto.

A proposta de criar "escritório de negócios" bairros inteligentes é justamente para facilitar a gestão de produtos e serviços, assim como os processos de implementação.

O desafio é justamente transformar conceitos de Smart Cities em dinâmicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas de forma prática, envolvendo tanto moradores quanto frequentadores.

A geração de conteúdo é essencial para criar o envolvimento em torno de soluções que melhorem o uso dos recursos.

Mais eficiência energética por exemplo, mais segurança integrada e mobilidade urbana racional.

A tecnologia a serviço da eficiência em todos os sentidos é o sonho dos bairros inteligentes.

Mas para isso acontecer o engajamento da população é essencial.

Neste momento entra em cena o Jornalismo Digital 5.0.

Preparar jornalistas e comunicadores para ativar redes de inovação motiva a aliança com a Associação Campineira de Imprensa para abrigar o Centro de Inovação Bairros Inteligentes.

As parcerias com jornais de bairros e regionais também estão em curso para o desenvolvimento de modelos de negócios que estruturem os escritórios de negócios dos Bairros Inteligentes.

E as parcerias com universidades e centros de pesquisa também estão na pauta para que o estudo de Inteligência Artificial ganhe sentido considerando as singularidades de cada bairro, num trabalho de gestão integrada com o poder público para motivar a economia local de forma sustentável. 

Comentários

Jornalismo Digital na Nova Economia

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Seu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

10 Dicas prá ativar grupos no Facebook

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Empreendedorismo prá mudar o Mundo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Grupo Mercados do Futuro no WhatsApp

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Tecnologia para o bem incomoda muita gente

quarta-feira, 2 de março de 2016

Analista de Inovação: profissão do futuro

domingo, 13 de março de 2016

Lab Mercados do Futuro na Razão Humana

sexta-feira, 22 de abril de 2016

space

 

Top News

Jornalismo Digital na Nova Economia

Quem pensa que o Jornalismo está em baixa, no mínimo, está mal informado. Na Nova Economia esta é uma das profissões mais promissoras. Claro que o mercado editorial impresso ainda tem fôlego, mas o jornalismo digital é a bola da vez. Saiba por que

Josué de Menezes quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

    Leia mais

Seu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia

O desenho de um plano de carreira na Nova Economia exige muito mais do que ser um profissional altamente especializado. O posicionamento estratégico da sua marca pessoal é um elemento chave para gerar novos negócios e expandir os negócios.

Josué de Menezes quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

    Leia mais

10 Dicas prá ativar grupos no Facebook

Não basta apenas abrir um grupo no Facebook. O importante é mante-lo ativo, vibrante e fazer pulsar conteúdos que somam com a comunidade. Mas para isso temos que ter um contexto real, propostas de valor realmente interessantes.

Josué de Menezes segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

    Leia mais

Inovação e Resultados para Micro e Pequenas Empresas

Chegou a vez das Pequenas e Micro Empresas ativarem suas redes de forma criativa e com foco em resultados. O CTI lança programa de dinamização de ecossistemas de inovação para este segmento. O projeto visa resultados efetivos em faturamento. O desafio é r

Josué de Menezes sábado, 2 de janeiro de 2016

    Leia mais

Empreendedorismo prá mudar o Mundo

Viking Network é um movimento de empreendedores dispostos a somar forças. Empresários de todos os setores criam redes de relacionamento para inspirar a capacitação e a geração de negócios. Paulo Milreu, idealizador do Viking aposta no interior paulista.

Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

    Leia mais

Aplicativo de Caronas estimula Economia Colaborativa

Quando falamos em Economia Colaborativa ou em Economia Criativa, estamos nos referindo a laços de compartilhamento, diálogo e interações. As caronas tem o poder de estimular a aproximação, o convívio amigo. Eis aí uma estratégia para ativar redes.

Josué de Menezes domingo, 31 de janeiro de 2016

    Leia mais

Grupo Mercados do Futuro no WhatsApp

O Grupo Mercados do Futuro estará ativando a Aceleradora Empreendedorismo do Bem, que tem como proposta capacitar pessoas interessadas em fomentar a Nova Economia em suas cidades. Oferecemos aplicativos e soluções para Cidades Criativas e Inovadoras. Opor

Josu� de Menezes sábado, 27 de fevereiro de 2016

    Leia mais

Tecnologia para o bem incomoda muita gente

Saiba por que o bem incomoda muita gente. Serviços mais baratos, rápidos, eficientes e melhores, que solucionam, de fato, os problemas das pessoas, passam a ser um problema para o "Estado".

Josu� de Menezes quarta-feira, 2 de março de 2016

    Leia mais

Analista de Inovação: profissão do futuro

Você é o que compartilha: este é o mantra da Nova Web. Fomentar a economia criativa, a nova economia e a cultura digital em rede são algumas das atribuições deste novo profissional que acreditamos ser uma peça fundamental para levantar o Brasil.

Josu� de Menezes domingo, 13 de março de 2016

    Leia mais

Lab Mercados do Futuro na Razão Humana

Os Lab Mercados do Futuro são encontros de networking onde empreendedores se encontram prá pensar a inovação, em como transformar este valor em mais vendas, mais oportunidades de negócios e expansão das suas empresas, serviços e produtos com a visão da No

Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de abril de 2016

    Leia mais

Videos