Endomarketing na Era Digital

Josu� de Menezes      quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Como estimular performance profissional nas empresas?

Como valorizar os profissionais que se destacam em suas atividades?

Como tornar tangível algo aparentemente intangível?

Como monitorar os valores subjetivos, a exemplo da iniciativa, atitude positiva para solucionar um problema? 

Com o endomarketing bem estruturado é possível responder a essas perguntas.

Para comprovar a importância esta ferramenta, Mercados do Futuro entrevista André Treddi, especialista em Gestão da Qualidade, Inovação e Sustentabilidade, QC 080000, ISO 13485, RDC 16/2013, ISO 14001, PMBOK, PMI.

André Trenddi

O uso das plataformas digitais, dos sites dinâmicos, que veiculam conteúdos do dia a dia da empresa de forma descontraída, pode atender tando aos interesses motivacionais, quanto econômicos, gerando redução de custos e valorização da inovação para solucionar problemas.

Com este enfoque, Trebbi integra a Rede Mercados do Futuro para disponibilizar esta ferramenta e somar forças para implementar sistemas inteligentes e interativos de comunicação interna.

Em sua entrevista abordamos como o endomarketing pode usado para estimular a qualificação profissional e melhorar da performance dos colaboradores.

Mercados do Futuro - O endomarketing está integrado ao estímulo da qualificação? Isso reflete no cumprimento de metas e na percepção da marca?

André Trebbi - Promover a qualidade de vida entre os colaboradores é o mínimo que se espera no ambiente de trabalho. Quando o colaborador se torna parte do negócio e está motivado, a comunicação tende a melhorar, embora sempre será necessário criar caminhos e utilizar ferramentas adequadas para tratar o fluxo de informações.

A área de recursos humanos tem um trabalho funamental ao monitorar o comprometimento entre colaborador e empresa, principalmente visando o alinhamento com a missão, visão e valores.

Um dos instrumentos de marketing que podemos utilizar para promover estes valores de forma sustentável é o endomerketing.

A palavra endomarketing, segundo Giuliani (2003), "endo" que significa "ação interior ou movimento para dentro" e market significa "mercado".

 Mercados do Futuro - E com relação ao uso das mídias sociais como elemento do endomarketing?

André Trebbi - Obviamente, para gerir o endomarketing é necessário conhecimento e qualificação, principalmente quando o meio digital passa a ser o aliado para atender a esta demanda.

Vale lembrar que os resultados que a comunicação devolve devem ser mensuráveis para que as melhorias necessárias sejam feitas para facilitar o acompanhamento de todos os processos.

Um dos exemplos de indicadores é a satirfação dos clientes internos. Como os colaboradores estão percebendo ou avaliando o marketing interno? Sendo assim será preciso levantar as necessidades destes clientes.

A comunicação interna atravez do endomarketing tem se tornado uma poderosa ferramenta de motivação, satisfação do cliente e maior percepção de valor agregado à marca.

Disseminar as informações de maneira clara, objetiva e principalmente, atingir todos os níveis de interesse é o melhor dos mundos.

Mas para isso é necessário um plano de comunicação integrada. O Método LAB Mercados do Futuro enquanto método, apresenta uma solução.

Todos sabemos que, para o endomarketing ser eficiente é necessário disciplina e conhecimento sobre a cultura da organização, para que as informações se tornem assertivas e o resultado seja eficaz.

Concluo que a informação é a maneiramais eficaz de motivar os colaboradores e o endomerketing se torna um importante conceito utilizado pata a motivação.

Com a inovação ditando os rumos dos Mercados do Futuro, novas mídias entram no mundo do Endomarketing

 

A partir do início de 2017, André Trebbi estará apresentando as novas soluções que a Rede Mercados do Futuro está lançando.

Este projeto vem ao encontro às novas necessidades e ritmo de qualificação continuada, onde as mídias digitais passam a ser diferenciadas para gerir a comunicação, principalmente para promover a qualificação.

Mercados do Futuro -  Qual o papel da comunicação e as novas necessidades de qualificação?

André Trebbi - A comunicação dentro das organizações é o que há de mais complexo para ser implementada.

 Algumas empresas simplesmente não "funcionam", por que não conseguem gerir a comunicação interna e externa.

É um trabalho arduo, mas deve ser feito e acredito que os Stakeholders(partes interessadas), devem participar ativamente para a disseminação da informação.

Existem boas ferramentas de comunicação, como por exemplo as oferecidas dentro Mercados do Futuro, que auxiliam muito o fluxo de informação dentro das organizações.

Hoje além de processos definidos e documentados, as empresas devem documentar com detalhes as competências necessárias para os cargos ou funções existentes na empresa, visando otimizar processos, melhorar a produtividade, motivar e integrar a equipe.

Para que isso aconteça, da parte do colaborador, é preciso qualificação adequada.

Jaguariúna abriga grandes empresas e atrai investimentos, vencendo a crise com inovação

Apesar da crise, alguns setores estão despontando com alta performance. E o endomarkting garante o suporte para o crescimento e expansão.

Aproveitando que André Treddi está em Jaguariúna, e sua área é qualidade, vale a pena entender quais são os segmentos podem acolher novos projetos e soluções.

Mercados do Futuro _  Quais segmentos estão mais aquecidos?
André Treddi - 
Com certeza aos seguimentos de tecnologia da informação e desenvolvimento de softwares, estão em alta, temos muitos profissionais capacitados, assim com as melhores empresas do pais se localizam nesta região.

Empresas que atuam nos seguimentos de serviços e assistência técnica também estão em alta, neste caso as maiores dificuldades encontradas são as melhores práticas aplicadas no atendimento ao cliente.

Mercados do Futuro - Como vc enxerga o movimento das empresas middles da nossa região em busca das certificações?

Andre Treddi - A certificação é muito importante para que as empresas se tornem mais competitiva e consiga mais clientes, estes cada vez mas exigentes.

O caminho para certificação e a manutenção de seus certificados, embora alguns nao sejam compulsórios, faz com que as empresas melhorem seus processos e produtos, chegando assim a altos niveis de qualidade e desenvolvimento profissional.

Mercados do Futuro - Qual é a importância destes processos?

Gerenciar os processos, tornando-os mensuráveis é um dos caminhos para excelência nos negócios. 

Todo processo deve ter um responsável e sua competência deve ser comprovada para tal função, quando as atividades estão compreendidas e geridas como processos inter-relacionados, estes formam um sistema coerente com a estratégia da empresa.

Particularmente gosto da idéia de trabalhar processos com o conceito de clliente-fornecedor, aonde existe uma relação direta e responsável entre os processos.


Quem é André Treddi

Especialista em Gestão da Qualidade, Inovação e Sustentabilidade, QC 080000, ISO 13485, RDC 16/2013, ISO 14001, PMBOK, PMI.

Atualmente é sócio fundador da Clinica Humaniza e trabalha com atendimento psicológico incluindo, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente, avaliação, encaminhamentos, dentre outros.

18 anos de experiência em áreas multifuncionais: tais como produto e processo, manutenção, introdução de novos produtos, atendimento ao cliente, qualidade e gerenciamento de projetos.

Gerenciamento de projetos segundo o Guia PMBOK. Mudança de ERP, Desenvolvimento de novos produtos, S.G.Q., Planejamento estratégico.

Orientar as atividades dos supervisores, controle de qualidade e analista da qualidade. Representante da administração e responsável pela gestão da qualidade.

Especializações: Gerenciamento de Projetos, Gestão da Qualidade, Inovação e Sustentabilidade, QC 080000, ISO 9001, ISO 13485, RDC 16/2013, ISO 14001, PMBOK, PMI,

Adequação de produtos para o INMETRO. Ensaios de compatibilidade eletro magnética - IEC 60-601.

Desenvolver projetos de interação entre as áreas da empresa utilizando o conceito cliente fornecedor .

Gestão do capital intelectual.


Comentários

Jornalismo Digital na Nova Economia

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Seu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

10 Dicas prá ativar grupos no Facebook

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Empreendedorismo prá mudar o Mundo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Grupo Mercados do Futuro no WhatsApp

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Tecnologia para o bem incomoda muita gente

quarta-feira, 2 de março de 2016

Analista de Inovação: profissão do futuro

domingo, 13 de março de 2016

Lab Mercados do Futuro na Razão Humana

sexta-feira, 22 de abril de 2016

space

 

Top News

Jornalismo Digital na Nova Economia

Quem pensa que o Jornalismo está em baixa, no mínimo, está mal informado. Na Nova Economia esta é uma das profissões mais promissoras. Claro que o mercado editorial impresso ainda tem fôlego, mas o jornalismo digital é a bola da vez. Saiba por que

Josué de Menezes quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

    Leia mais

Seu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia

O desenho de um plano de carreira na Nova Economia exige muito mais do que ser um profissional altamente especializado. O posicionamento estratégico da sua marca pessoal é um elemento chave para gerar novos negócios e expandir os negócios.

Josué de Menezes quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

    Leia mais

10 Dicas prá ativar grupos no Facebook

Não basta apenas abrir um grupo no Facebook. O importante é mante-lo ativo, vibrante e fazer pulsar conteúdos que somam com a comunidade. Mas para isso temos que ter um contexto real, propostas de valor realmente interessantes.

Josué de Menezes segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

    Leia mais

Inovação e Resultados para Micro e Pequenas Empresas

Chegou a vez das Pequenas e Micro Empresas ativarem suas redes de forma criativa e com foco em resultados. O CTI lança programa de dinamização de ecossistemas de inovação para este segmento. O projeto visa resultados efetivos em faturamento. O desafio é r

Josué de Menezes sábado, 2 de janeiro de 2016

    Leia mais

Empreendedorismo prá mudar o Mundo

Viking Network é um movimento de empreendedores dispostos a somar forças. Empresários de todos os setores criam redes de relacionamento para inspirar a capacitação e a geração de negócios. Paulo Milreu, idealizador do Viking aposta no interior paulista.

Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

    Leia mais

Aplicativo de Caronas estimula Economia Colaborativa

Quando falamos em Economia Colaborativa ou em Economia Criativa, estamos nos referindo a laços de compartilhamento, diálogo e interações. As caronas tem o poder de estimular a aproximação, o convívio amigo. Eis aí uma estratégia para ativar redes.

Josué de Menezes domingo, 31 de janeiro de 2016

    Leia mais

Grupo Mercados do Futuro no WhatsApp

O Grupo Mercados do Futuro estará ativando a Aceleradora Empreendedorismo do Bem, que tem como proposta capacitar pessoas interessadas em fomentar a Nova Economia em suas cidades. Oferecemos aplicativos e soluções para Cidades Criativas e Inovadoras. Opor

Josu� de Menezes sábado, 27 de fevereiro de 2016

    Leia mais

Tecnologia para o bem incomoda muita gente

Saiba por que o bem incomoda muita gente. Serviços mais baratos, rápidos, eficientes e melhores, que solucionam, de fato, os problemas das pessoas, passam a ser um problema para o "Estado".

Josu� de Menezes quarta-feira, 2 de março de 2016

    Leia mais

Analista de Inovação: profissão do futuro

Você é o que compartilha: este é o mantra da Nova Web. Fomentar a economia criativa, a nova economia e a cultura digital em rede são algumas das atribuições deste novo profissional que acreditamos ser uma peça fundamental para levantar o Brasil.

Josu� de Menezes domingo, 13 de março de 2016

    Leia mais

Lab Mercados do Futuro na Razão Humana

Os Lab Mercados do Futuro são encontros de networking onde empreendedores se encontram prá pensar a inovação, em como transformar este valor em mais vendas, mais oportunidades de negócios e expansão das suas empresas, serviços e produtos com a visão da No

Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de abril de 2016

    Leia mais

Videos

Empreendedorismo do Bem

Aceleradora de Projetos - Hub de Cultura Digital

Jornalismo Digital

A nova visão do Jornalismo Digital em Rede

Banco de Favores

Empreendedorismo do Bem e Economia Colaborativa

Futurologia

Enxergar além é uma necessidade

Josué de Menezes é jornalista e consultor de marketing digital. Gestor da Aceleradora Mercados do Futuro