Gincanas Educacionais e Consumo Consciente nos Bairros Inteligentes

Josu� de Menezes      domingo, 29 de outubro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

O Aplicativo Bairros Inteligentes tem como causa o fortalecimento do comércio local.

Esse valor também também tem a ver com os conceitos do Consumo Consciente.

O desafio está lançado: cocriar jogos interativos educacionais utilizando o Aplicativo como ferramenta.

Essa é a forma que os idealizadores do Aplicativo encontraram para que a cultura da Economia Criativa seja implementada nos bairros de forma permanente.

O envolvimento com os professores das escolas, para criar os conteúdos do jogo, a participação direta do comércio local e dos representantes do terceiro setor dão vida aos projetos.

A proposta em usar o aplicativo como ferramenta educacional ligada ao consumo consciente.

Essa ideia visa criar pontes entre todos os setores dispostos a reinventarem  a vida nos bairros, transformando-os em ambientes capazes de inspirar a convivência e o impacto social. 

O Aplicativo Bairros Inteligentes é um programa de Fidelidade.

No entanto, como o Aplicativo disponibiliza recusos de pontos e moedas, é possível criar QRCodes (Moedas) que podem ser usados para marcar a presença em pontos previamente combinados.

Como numa "Caça ao Tesouro", a ideia é criar uma Gincana de Promoções.

Mas para isso é necessário que um professor apresente essa proposta como um projeto pedagógico.

Com criatividade é possível transformar os Bairros Inteligentes em tabuleiros de jogos, contextualizando e valorizando a história e cultura local.

Para criar esse cenário, os idealizadores do Aplicativo Bairros Inteligentes estão entrando em contato com Instituições de Ensino, ONG e Órgãos Públicos.

A proposta de usar o aplicativo no contexto educacional trabalhando temas como Consumo Consciente abre um leque de possibilidades ilimitada para trabalhar conteúdos programáticos.

Temas de Consumo Consciente

Imagine questões a respeito do uso da água, desperdício de alimentos, mobilidade e descarte de resíduos.

Esses temas podem compor o ambiente de uma Caça ao Tesouro, por exemplo.

Os prêmios e promoções para motivar o projeto, ao envolver parceria com o comércio local, permitem que novas soluções apareçam envolvendo soluções simples e baratas para melhorar a vida das pessoas.

Esta é a forma de fazer com que a cultura colaborativa seja assimilada.

O conceito de Bairros Inteligentes, aliados à vida comercial pode incentivar  exposições, oficinas de culinária, manutenção de bicicletas, jogos, gincanas, rodas de conversa e intervenções sobre temas como mobilidade, reciclagem e crise hídrica.

A ferramenta está pronta. O Aplicativo está disponível para Android e IOS.;

Agora chegou o momento de cocriar e trabalhar conetúdos para dar vida aos Bairros Inteligentes.

Criar narrativas tendo o Bairro como ambiente de estudos do meio exige que os professores abracem a ideia.

Para que o projeto aconteça é necessário criar contextos e interações temáticas.

Nesse momento entra a criatividade e a cocriação.

Mas vale reforçar que estamos falando de um Aplicativo que é um programa de fidelidade gamificado.

Essa proposta de criar jogos interativos é uma ressignificação usando os recursos de pontos, prêmios e promoções.

 O modelo de negócios do Aplicativo é de afiliação. Ou seja, o comércio local é sempre a base para criar redes de cooperação e ilhas de compras.

Com essa base, o desafio é envolver educadores.

Com oficinas de cocriação a ideia pode ser implementada.

Como acontece o jogo

Cabe aos educadores criarem perguntas contextualizadas que envolvam economia criativa, história, eficiência energética, mobilidade urbana, etc.

As perguntas devem ser elaboradas com base em ambientes no bairro, situando pontos de interações.

Esses pontos são estações onde os alunos e usuários possam confirmar sua presença pontuando e ganhando moedas.

O Aplicativo permite essa função.

Ao completar um determinado número de moedas é possível resgatar os prêmios, que podem ser vauchers. 

É possível criar dinâmicas com graus de dificuldades, valendo moedas únicas, a exemplo das figurinhas carimbadas. 

Envolver comércio local, praças, pontos históricos e intervensões como hortas, exemplos de consumo consciente e iniciativas de cidadania enriquecem a proposta.

As ONGs interessadas em comporem parceria para viabilizar essa iniciativa são bem vindas.  

Comentários

Jornalismo Digital na Nova Economia

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Seu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

10 Dicas prá ativar grupos no Facebook

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Empreendedorismo prá mudar o Mundo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Grupo Mercados do Futuro no WhatsApp

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Tecnologia para o bem incomoda muita gente

quarta-feira, 2 de março de 2016

Analista de Inovação: profissão do futuro

domingo, 13 de março de 2016

Lab Mercados do Futuro na Razão Humana

sexta-feira, 22 de abril de 2016

space

 

Top News

Jornalismo Digital na Nova Economia

Quem pensa que o Jornalismo está em baixa, no mínimo, está mal informado. Na Nova Economia esta é uma das profissões mais promissoras. Claro que o mercado editorial impresso ainda tem fôlego, mas o jornalismo digital é a bola da vez. Saiba por que

Josué de Menezes quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

    Leia mais

Seu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia

O desenho de um plano de carreira na Nova Economia exige muito mais do que ser um profissional altamente especializado. O posicionamento estratégico da sua marca pessoal é um elemento chave para gerar novos negócios e expandir os negócios.

Josué de Menezes quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

    Leia mais

10 Dicas prá ativar grupos no Facebook

Não basta apenas abrir um grupo no Facebook. O importante é mante-lo ativo, vibrante e fazer pulsar conteúdos que somam com a comunidade. Mas para isso temos que ter um contexto real, propostas de valor realmente interessantes.

Josué de Menezes segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

    Leia mais

Inovação e Resultados para Micro e Pequenas Empresas

Chegou a vez das Pequenas e Micro Empresas ativarem suas redes de forma criativa e com foco em resultados. O CTI lança programa de dinamização de ecossistemas de inovação para este segmento. O projeto visa resultados efetivos em faturamento. O desafio é r

Josué de Menezes sábado, 2 de janeiro de 2016

    Leia mais

Empreendedorismo prá mudar o Mundo

Viking Network é um movimento de empreendedores dispostos a somar forças. Empresários de todos os setores criam redes de relacionamento para inspirar a capacitação e a geração de negócios. Paulo Milreu, idealizador do Viking aposta no interior paulista.

Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

    Leia mais

Aplicativo de Caronas estimula Economia Colaborativa

Quando falamos em Economia Colaborativa ou em Economia Criativa, estamos nos referindo a laços de compartilhamento, diálogo e interações. As caronas tem o poder de estimular a aproximação, o convívio amigo. Eis aí uma estratégia para ativar redes.

Josué de Menezes domingo, 31 de janeiro de 2016

    Leia mais

Grupo Mercados do Futuro no WhatsApp

O Grupo Mercados do Futuro estará ativando a Aceleradora Empreendedorismo do Bem, que tem como proposta capacitar pessoas interessadas em fomentar a Nova Economia em suas cidades. Oferecemos aplicativos e soluções para Cidades Criativas e Inovadoras. Opor

Josu� de Menezes sábado, 27 de fevereiro de 2016

    Leia mais

Tecnologia para o bem incomoda muita gente

Saiba por que o bem incomoda muita gente. Serviços mais baratos, rápidos, eficientes e melhores, que solucionam, de fato, os problemas das pessoas, passam a ser um problema para o "Estado".

Josu� de Menezes quarta-feira, 2 de março de 2016

    Leia mais

Analista de Inovação: profissão do futuro

Você é o que compartilha: este é o mantra da Nova Web. Fomentar a economia criativa, a nova economia e a cultura digital em rede são algumas das atribuições deste novo profissional que acreditamos ser uma peça fundamental para levantar o Brasil.

Josu� de Menezes domingo, 13 de março de 2016

    Leia mais

Lab Mercados do Futuro na Razão Humana

Os Lab Mercados do Futuro são encontros de networking onde empreendedores se encontram prá pensar a inovação, em como transformar este valor em mais vendas, mais oportunidades de negócios e expansão das suas empresas, serviços e produtos com a visão da No

Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de abril de 2016

    Leia mais

Videos

Empreendedorismo do Bem

Aceleradora de Projetos - Hub de Cultura Digital

Jornalismo Digital

A nova visão do Jornalismo Digital em Rede

Banco de Favores

Empreendedorismo do Bem e Economia Colaborativa

Futurologia

Enxergar além é uma necessidade

Josué de Menezes é jornalista e consultor de marketing digital. Gestor da Aceleradora Mercados do Futuro