O poder da marca Bairros Inteligentes

Josué de Menezes      domingo, 8 de abril de 2018

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Empresários encontram na marca Bairros Inteligentes uma forte aliada para desenvolver estratégia de posicionamento para o lançamento de novos produtos e serviços dentro do conceito de Smart Cities.

Saiba como novas tecnologias se entrelaçam com a marca que dialoga com arquitetura, design urbano e novos modelos de negócios ligados à segurança, qualidade de vida, saúde, dentre outros aspectos de comportamento capazes de melhorar a vida do dia a dia nos bairros do futuro.

A marca Bairros Inteligentes transfomará os bairros em laboratórios para implantar  produtos e projetos.

Essa visão já é uma realidade nos EUA, 

Exemplo de projeto que pode ser acolhido pelos bairros inteligentes: calçada de plástico que colhe energia solar

O modelo de negócios dos Bairros Inteligentes no Brasil está sendo construído com novos ingredientes, a começar pelo papel do Gestor de Bairros Inteligentes.

A partir deste gestor será possível propor soluções inspiradas em cidades que implementaram tecnologias de impacto.

Toronto é ícone no quesito calçada inteligente.

As possibilidades de desenvolvimento de novas soluções são imensas quando pensamos no ambiente dos bairros inteligentes.

De um lado soluções altamente viáveis e muitas tecnologias represadas, prontas para serrem colocadas em prática.

De outro, o desafio para desenhar políticas públicas que gerem incentivos e acelerem regulamentações para permitir que essas novas tecnologias sejam implementadas.

Campinas será a cidade modelo nacional de Smart Citie.

O Banco Mundial (BID) já está investindo nesse sentido com a contratação de consultores para diagnosticar e apresentarem estratégias de transformação digital da cidade.

Seguindo esse fluxo, empresas que contam com soluções inteligentes encontram na marca Bairros Inteligentes uma forte aliada.

A marca permite repercutir soluções em um contexto apropriado para gerar oportunidades para expandir operações comerciais. 

Também é possível aproveitar o ambiente dos bairros para modelar e ajustar projetos em escala reduzida.

Principalmente quando a 4ª Revolução Industrial bate à porta, a leitura de transformar bairros em cidades inteligentes facilita a prototipagem das novas tecnologias que sempre estão em desenvolvimento.

Neste mundo, uma das demandas emergenciais do momento é promover a aproximação com gestores públicos.

São eles que devem enxergar e abrir espaço para a inovação entrar em cena nas cidades inteligentes.

Uma coisa é certa: são nos bairros que a vida acontece.

As cidades podem ser signatárias dos Bairros Inteligentes por intermédio de um termo de parceria.

Com a presença do gestor Bairros Inteligentes as ferramentas e novas tecnologias podem ser transferidas.

Os jornais de bairros têm vocação para serem os gestores dos Bairros Inteligentes.

Empresas de mobiliário urbano encontram amparo na marca Bairros Inteligentes

O pool de empresas associadas à marca Bairros Inteligentes cresce.

Para inicar o relacionamento basta dar aceite em um termo de parceria e confidencialidade na rede Mercados do Futuro.

Daí para frente o escopo ganha forma com um plano de trabalho que inclui ações de marketing e plano comercial.

Startups, empresa de mobiliário urbano, agências de desenvolvimento de soluções de rastreabilidade, segurança solidária, reciclagem, escritórios de arquitetura, enfim, várias empresas e organizações já estão associadas ao Hub Rede Mercados do Futuro. 

O slogan do Mercados do Futuro sintetiza esse conceito: conectar ideias, pessoas e recursos.

Já o aplicativo que está no ar, é a fase beta de uma Fintech.

No caso específico do aplicativo Bairros Inteligentes, é um programa de fidelidade integrado a um guia de vantagens.

O aplicativo distribui moedas dos bairros inteligentes e transforma pontos em créditos para retirada de prêmios, além de disparar promoções para os usuários.

Essa é a vocação do aplicativo, que na realidade, tem a função de gerar engajamento nos usuários dos bairros inteligentes, sejam moradores e frequentadors.

Imagine um sistema de crédito que reverta benefícios aos usuários dos bairros inteligentes.

As duas dimensões, de prover soluções inteligentes e de engajar frequentadores em um aplicativo são complementares.

O mais relevante é que a marca Bairros Inteligentes permite articular iniciativas e soluções para serem implementadas nos bairros.

Os primeiros projetos já estão em curso.

 

Para o mercado imobiliário, a presença em projetos de Bairros Inteligentes é uma isca de bons negócios

Os bairros inteligentes tem a ver com comunidade, economia circular e economia colaborativa.

Bairros Inteligentes são maiores que Casas Inteligentes e menores que Cidades Inteligentes . 

Eles são administrados por organizações de bairro ou jornais comunitários e usam a tecnologia da Internet das Coisas das Cidades Inteligentes.

Essa é a visão dos Bairros Inteligentes.

O conceito é que cada comunidade assuma o controle, compartilhe ferramentas, rasteie animais de estimação ou bicicletas, comuniqu-se, melhore a saúde e o bem-estar da vizinhança. 

Nos bairros inteligentes serão lançados circuitos temáticos de gastronomia, saúde, esporte, melhor idade, dentre outros.

Esses circuitos impactarão na valorização imobiliária, além de definir a vocação dos bairros.

Estão abertas as portas para o fortalecimento do comércio local ligado à conceitos de economia criativa e consumo consciente.

A infraestrutura small cell cria silos de serviços exclusivos. 

Eis aí a nova arquitetura e o design urbano dos mobiliários nos bairros inteligentes.

 

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