Os três passos do Planejamento Digital Estratégico

Josué de Menezes      terça-feira, 26 de dezembro de 2017

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Manter ativa uma rede de relacionamentos é uma arte.

Ampliar a rede de forma planejada é o que dá forma a um projeto de marketing de relacionamento.

Essas afirmações representam a base de sustentação de um projeto de vida, de carreira ou de um projeto de marketing de um produto ou serviço.

 

Mas como colocar em prática um projeto que visa resultados de conversão, tendo como aliado às mídias sociais?

O primeiro passo do planejamento digital é a análise do posicionamento do produto, que pode ser também um serviço.

Dentro do planejamento digital existem alguns passos fundamentais para serem dados.

O primeiro deles é a análise de mercado do produto ou serviço.. 

O benchmark é um radar que enxerga os pontos fortes de quem está alcançando sucesso.

É essencial a análise dos canais de comunicação, das narrativa,das estratégias de relacionamento, do modelo de negócios, da estrutura de parceria, do layout, enfim, é importante aprofundar nesses itens para que o projeto que será disponibilizado no mercado seja construído de forma exitosa.

 

 

O segundo passo de um bom planejamento digital estratégico é analisar os pontos fortes, fraquesas, ameaças e oportunidades do produto ou projeto que será lançado.

Esse estudo exige um amadurecimento continuado.

É daí que são extraídas as respostas do posicionamento do projeto, ou seja, neste momento começa-se a estudar a narrativa,  a forma como a comunicação será constuída para gerar o engajamento.

 

 

 

E o terceiro passo é a construção da própria narrativa, que envolve os gatilhos mentais que serão responsáveis em atrair a audiência, gerar os leads e conversão. 

Esses três passos darão as respostas essenciais para o lançamento de um projeto, seja ligado a um produto ou serviço. 

Quando coloco em prátia a Mentoria de Planejamento Digital utilizo o Canvas como ferramenta paralela e complementar.

Normalente o Planejamento Estratégico é construído em 5 sessões de uma hora de Skype cada. 

No final das sessões o site de aceleração do projeto, na sua primeira versão é apresentado para que o cliente possa visualizar 

a WebShare, trabalhar com estratégia é sempre a nossa maior missão, pois é com ela que alcançamos os resultados esperados para cada um de nossos clientes. Antes de começarmos qualquer trabalho, nossa primeira etapa é analisar todo o cenário de mercado, concorrência e, caso o cliente já possua site, analisamos como estão seus negócios atualmente. Após isso, a estratégia estará traçada para execução.

Este tipo de atenção na pré-produção de nossos projetos é parte essencial para conseguir resultados precisos e lucrativos para os clientes. Se o cliente ainda não possui site, se é uma empresa nova e precisa se apresentar aos consumidores, a estratégia é toda pensada para impulsionar a nova marca no mercado. Isso inclui direcionamento específico de posts em blog, redes sociais e anúncios.

Se a empresa já é consolidada, precisa de um site mais moderno e de mais engajamento dos consumidores, a estratégia passa a ser diferente, também focada em aliar conteúdo relevante a um SEO inteligente nas publicações e páginas do site.

No Marketing Digital o planejamento estratégico e indispensável para obter sucesso. Ele envolve pesquisa, planos de ação e execução pensados em harmonia, visando o resultado como um todo.

PESQUISA
Nesta fase do planejamento estratégico o cliente deve estabelecer seus objetivos específicos, suas metas. Também é preciso analisar como a concorrência está se portando nas redes sociais, quais suas abordagens de sucesso e quais os pontos fracos, pois isso já serve como base para entender os consumidores. Aliás, o público-alvo precisa estar bem definido para quem a empresa saiba de que forma falar e onde abordar essas pessoas, traçando um caminho preciso para transformar conteúdos em conversões.

PLANO DE AÇÃO / EXECUÇÃO
Depois de conhecer seu consumidor em detalhes e criar uma persona, um perfil que represente as principais características do seu público, é preciso pensar em como difundir o seu conteúdo. Qual rede social usar ou quais trariam mais resultados levando em conta o comportamento do seu consumidor? É desta forma que você irá apresentar o nome da sua empresa, sempre tendo em mente que é preciso oferecer algo de útil em seus conteúdos. Isso traz a fidelização do cliente e possibilita chances altas de conversão em vendas do seu produto ou serviço.

Manter um cronograma e um sistema eficaz de monitoramento também faz parte de um planejamento estratégico e possibilita mensurar quais ações tiveram mais sucesso e por quais motivos.

Solicite um orçamento conosco e invista em resultados para a sua empresa!
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