Ponte de Oportunidades: Brasil e Itália, um convite para navegar com criatividade

Josu� de Menezes      segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Adriana Trentin é Relações Públicas e especializada em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa. Ela explica como é possível conseguir recursos e transformar crise em oportunidades sustentáveis valendo-se do poder do empreendedorismo

 

Guinada Profissional

Sua experiência nas áreas de comunicação e eventos socioambiental, cultural e petróleo e gás, passa a ser uma forte aliada.

Por ter atuado durante anos no ecossistema do Polo Petroquímico de Paulínia, Adriana Trentin transforma essa experiência em seu mais forte diferencial.

Neste novo momento da sua carreira profissional, o empreendedorismo ganha vez, agora à frente da Affari Comunicação.  

Seu foco  são as tecnologias sustentáveis e a comunicação voltada para os negócios, ampliando a sua visão com o uso das mídias sociais de forma estruturada.

O fomento do intercâmbio de projetos em vários setores, principalmente entre Brasil e Itália, tem fortes razões estratégicas para abrir janelas de oportunidades não só para ela.

O conceito é prover as cidades da Região Metropolitana de Campinas - RMC de ferramentas para atrarir investimentos que possam movimentar a economia local com geração de trabalho e renda, fazendo o link com Smart Cities.
 
2016 foi um ano em que Adriana Trentin consolidou alianças e preparou o terreno para que em 2017 os projetos que já tem na manga decolem.

As tecnologias para potencializar as suas articulações de forma estruturada são provenientes da metodologia intitulada "LAB Mercados do Futuro".

Conheça a visão de Adriana Trentin na entrevista abaixo.

Ela revela como irá captar recursos para realizar os seus sonhos profissionais aliando negócios, geração de trabalho e renda com impacto social. Isso é Empreendedorismo do Bem.

 

Emiliano Beghini, Presidente da Associação Vivi Campinas, com Adriana Trentin, Affari Comunicação. Aliança para potencializar sonhos de novos modelos de negócios entre Brasil e Itália.

 

Fontes de Recursos

Com o escopo da sustentabilidade, Trentin está ativando redes entre Brasil e Itália para motivar parcerias, e consequentemente, obter recursos associados às  transferência tecnologias sustentáveis envolvendo o momento das Smarth Cities - Cidade Inteligentes. As sinalizações são positivas.

A Affari Comunicação, de empresa de Relações Públicas será posicionada como  "aceleradora" de projetos, seguindo a metodologia do "LAB Mercados do Futuro".
 

Leia a Entrevista abaixo

 2017: a Vez do Empreendedorismo

Mercados do Futuro – Frente a esta crise política, financeira e econômica que o Brasil vivencia, os projetos que estão sendo articulados neste novo momento da sua carreira não são comprometidos?

Adriana Trentin – Com os sistemas públicos com muitos problemas, abre-se janelas para soluções criativas ligadas ao empreendedorismo.
 
Com esta visão, existem oportunidades que precisam ser garimpadas e trabalhadas de forma estruturada, com planejamento e segurança para todos os lados.

Em um horizonte muito próximo teremos como apresentar soluções com investimentos reais, dentro de um novo cenário de credibilidade e confiança.

Os gestores públicos que foram eleitos precisam de soluções e os empresários de ambientes seguros de negócios. É essa a ponte que estamos construindo.


 


Mercados do Futuro – A proximidade cultural entre Brasil e Itália é especialmente estratégica?
 
Adriana Trentin – Sim, o que levantou a Itália após a segunda guerra mundial foi o empreendedorismo, mais especificamente, ligado aos pequenos e médios empresários.
 
É justamente nestes segmentos que as políticas públicas devem ser intensificadas. A construção de alianças de fomento nestas camadas é irreversível.
 
E a Itália tem muito a oferecer, assim como o Brasil para a Itália. Estamos falando de uma via de mão dupla. 
 
A aproximação com novos parceiros está sendo articulada e as sinalizações são muito positivas.

Todos os passos que estamos dando na construção de nossa rede estão sendo muito bem acolhidos. 
 
Temos o apoio da Associação VIVI Campinas e Brasil, que visa agregar os descendentes, fortalecer os laços entre Brasil e Itália e o desenvolvimento de vários projetos. 

 

 

Mercados do Futuro – E quais são as articulações que estão em curso no Brasil? Pode detalhar?
 

Adriana Trentin – Como estamos em Campinas, pensamos em um primeiro momento nas cidades da Região Metropolitana, que por sinal, é um forte reduto da colônia ítalo brasileira, com muitos empresários de sucesso e projetos interessantes.

Vamos contar histórias dessas famílias, responsáveis pelo desenvolvimento da economia de muitas cidades da nossa região. Aí entra o jornalismo digital do Mercados do Futuro.
 
Neste ano de 2016 já consolidamos alianças com as principais forças vivas de fomento da região, que já estão alinhadas com nosso projeto.

Assim que os novos prefeitos assumirem vamos apresentar um plano de fomento econômico articulado com ferramentas de relacionamento, utilizando novas tecnologias e fontes de investimentos.
 
 
Mercados do Futuro – E qual será o próximo passo para este movimento se consolidar? Quais ferramentas são essas?
 

Adriana Trentin – O próximo passo é firmar uma agenda positiva para apresentar nosso plano.

Estamos desenhando os “Termos de Cooperação Técnicas” e Acordos de transferências de tecnologias com foco  também em Smart Cities.
 
Essa dimensão de projeto nos abre oportunidades para trabalhar a cultura da inovação e novas tecnologias, contando com a metodologia do “LAB Mercados do Futuro”, que é uma das ferramentas da Startup Mercados do Futuro, Spin Office do GAIA CTI, grupo ligado ao Ministério das Ciências, Tecnologias, Inovação e Comunicação.
 
Este é o ambiente importante para trabalhar o fomento da cultura digital para empresas que pensam em fazer a transição para a Nova Economia.
 
 


Mercados do Futuro – O escopo de cidades inteligentes é amplo, existe alguma área mais específica?
 
Adriana Trentin -  Justamente é esse o ponto chave do projeto. O primeiro passo do projeto da Affari Comunicação é justamente mapear as vocações das cidades e propor um plano de posicionamento direcionado aos seus pontos fortes. Isso se dá de forma orgânica, com ativação de relacionamentos em tempo real.

A orientação dos “players” está alinhada à metodologia que estaremos adotando: tornar as cidades signatárias de um movimento que tenha a visão sistêmica da região e visão de futuro.
 


Mercados do Futuro – Está programada uma data para o lançamento deste projeto?
 
Adriana Trentin –  Em 2016 preparamos a infraestrutura envolvendo ferramentas de relacionamento e estratégias.

As campanhas de marketing digital irão ganhar sentido com sistema de captura de “leads” e gestão das listas. posicionando a Affari como uma articuladora ou facilitadora com os demais agentes do ecossistema de inovação na Itália. 

A proposta é que Pólos Tecnológicos da Itália também estejam conectados neste projeto, aproximando startups e empresas de lá com os empreendedores locais.

A comunidade da VIVI está acompanhando nosso projeto de perto.
 
Quem tiver interesse em receber mais conteúdos a respeito do movimento, basta cadastrar o seu e-mail para integrar-se à esta iniciativa. 

Desta forma estaremos organizando nossa rede em uma agenda pró ativa, dispondo de ferramentas de aceleração.

-----------------------------------------------------------------------------
Entrevista: Josué de Menezes
Editor do Site Mercados do Futuro
Jornalismo Digital em Rede

 

Jornalismo Digital - Mercados do Futuro /Empreendedorismo, Intovação e Sustentabilidade
 Vencedor do 4º Prêmio Nacional SEBRAE de Jornalismo, categoria Mídia Social Mensão Honrosa 2012 e Finalista do Tech4Good - Congresso Global de Empreendedorismo /2013 - Programe sua Oficina de Cocriação

Se vc tiver interesse em conhecer a Metodologia do LAB Mercados do Futuro, deixe seu e-mail

Comentários

Jornalismo Digital na Nova Economia

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Seu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

10 Dicas prá ativar grupos no Facebook

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Empreendedorismo prá mudar o Mundo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Grupo Mercados do Futuro no WhatsApp

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Tecnologia para o bem incomoda muita gente

quarta-feira, 2 de março de 2016

Analista de Inovação: profissão do futuro

domingo, 13 de março de 2016

Lab Mercados do Futuro na Razão Humana

sexta-feira, 22 de abril de 2016

space

 

Top News

Jornalismo Digital na Nova Economia

Quem pensa que o Jornalismo está em baixa, no mínimo, está mal informado. Na Nova Economia esta é uma das profissões mais promissoras. Claro que o mercado editorial impresso ainda tem fôlego, mas o jornalismo digital é a bola da vez. Saiba por que

Josué de Menezes quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

    Leia mais

Seu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia

O desenho de um plano de carreira na Nova Economia exige muito mais do que ser um profissional altamente especializado. O posicionamento estratégico da sua marca pessoal é um elemento chave para gerar novos negócios e expandir os negócios.

Josué de Menezes quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

    Leia mais

10 Dicas prá ativar grupos no Facebook

Não basta apenas abrir um grupo no Facebook. O importante é mante-lo ativo, vibrante e fazer pulsar conteúdos que somam com a comunidade. Mas para isso temos que ter um contexto real, propostas de valor realmente interessantes.

Josué de Menezes segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

    Leia mais

Inovação e Resultados para Micro e Pequenas Empresas

Chegou a vez das Pequenas e Micro Empresas ativarem suas redes de forma criativa e com foco em resultados. O CTI lança programa de dinamização de ecossistemas de inovação para este segmento. O projeto visa resultados efetivos em faturamento. O desafio é r

Josué de Menezes sábado, 2 de janeiro de 2016

    Leia mais

Empreendedorismo prá mudar o Mundo

Viking Network é um movimento de empreendedores dispostos a somar forças. Empresários de todos os setores criam redes de relacionamento para inspirar a capacitação e a geração de negócios. Paulo Milreu, idealizador do Viking aposta no interior paulista.

Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

    Leia mais

Aplicativo de Caronas estimula Economia Colaborativa

Quando falamos em Economia Colaborativa ou em Economia Criativa, estamos nos referindo a laços de compartilhamento, diálogo e interações. As caronas tem o poder de estimular a aproximação, o convívio amigo. Eis aí uma estratégia para ativar redes.

Josué de Menezes domingo, 31 de janeiro de 2016

    Leia mais

Grupo Mercados do Futuro no WhatsApp

O Grupo Mercados do Futuro estará ativando a Aceleradora Empreendedorismo do Bem, que tem como proposta capacitar pessoas interessadas em fomentar a Nova Economia em suas cidades. Oferecemos aplicativos e soluções para Cidades Criativas e Inovadoras. Opor

Josu� de Menezes sábado, 27 de fevereiro de 2016

    Leia mais

Tecnologia para o bem incomoda muita gente

Saiba por que o bem incomoda muita gente. Serviços mais baratos, rápidos, eficientes e melhores, que solucionam, de fato, os problemas das pessoas, passam a ser um problema para o "Estado".

Josu� de Menezes quarta-feira, 2 de março de 2016

    Leia mais

Analista de Inovação: profissão do futuro

Você é o que compartilha: este é o mantra da Nova Web. Fomentar a economia criativa, a nova economia e a cultura digital em rede são algumas das atribuições deste novo profissional que acreditamos ser uma peça fundamental para levantar o Brasil.

Josu� de Menezes domingo, 13 de março de 2016

    Leia mais

Lab Mercados do Futuro na Razão Humana

Os Lab Mercados do Futuro são encontros de networking onde empreendedores se encontram prá pensar a inovação, em como transformar este valor em mais vendas, mais oportunidades de negócios e expansão das suas empresas, serviços e produtos com a visão da No

Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de abril de 2016

    Leia mais

Videos

Empreendedorismo do Bem

Aceleradora de Projetos - Hub de Cultura Digital

Jornalismo Digital

A nova visão do Jornalismo Digital em Rede

Banco de Favores

Empreendedorismo do Bem e Economia Colaborativa

Futurologia

Enxergar além é uma necessidade

Josué de Menezes é jornalista e consultor de marketing digital. Gestor da Aceleradora Mercados do Futuro