Smart Truck: Transformação Digital - por Cidades Inteligentes

Josué de Menezes      terça-feira, 30 de junho de 2015

Compartilhe esta página com seus amigos

Marcos Paulo produz grandes eventos de impacto nas áreas cultural, desportiva e sustentável.

"Agora chegou a vez de investir na transformação das cidades para que se preparem para a nova economia, principalmente no contexto da 4ª Revolução Industrial", confirma  Marcos Paulo.

Engenheiro formado pela Unicamp, especializado e aficionado em eficiência energética e sustentabilidade, todos os seus projetos enxergam esses dois pilares como elementos centrais da sua realização pessoal e profissional.

Marcos Paulo é proprietário da 3 S Projetos, empresa que promove grandes eventos de experiência. Na foto, infográfico do projeto de sustentabilidade das suas empresas com base em eficiência energética

 

Frente a 4ª Revolução Industrial, a transformação Digital nas cidades, além dos aspectos tecnológicos, irá motivar a construção de "Novos Modelos de Negócios", impactando diretamente no mercado de trabalho, possibilitando que novas modalidades de trabalho ganhem força.

As cidades terão que se reinventar. Para ilustrar, arriscamos uma profecia: uma das Secretarias que deve surgir é a de Futurologia, responsável em pensar a cidade em cenários de 5, 10 e 20 anos.

Essa secretaria terá ligação com o plano diretor. Sua função será desenhar cenários e articular investimentos.

"O Brasill conta com legislações e ferramentas que nos permitem viabilizar recursos nas esferas federal e estaduais em vários setores. As áreas de eficiência energética, mobilidade urbana e segurança são algumas delas que teremos grandes demandas. A capacitação dos legisladores municipais merece atenção especial para facilitar investimentos nas cidades e bairros", pontua Marcos Paulo.

O infográfico apresenta cálculo da eficiência energética gerada na sua casa, suficiente para zerar as conta de luz do escritório, sítio e da residência. Para exemplificar os benefícios da economia energética, é apresentada quantas árvores deixam de ser cortadas e quanto representa de energia para carregar a bateria de um carro elétrico, indicando quantos quilômetros podem ser rodados. 

 

Por Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Com essa visão, a ideia é lançar um movimento que deverá ser construído com a união de esforços entre o poder público, empresários, empreendedores, educadores, dentre outros atores...

A 4ª Revolução Industrial tem também a ver com a Internet das Coisas (IoT). Mas vale destacar que além do aspecto tecnológico é importante trabalhar a criatividade e uma nova visão de mundo, também conhecida como "mind set", sendo um novo padrão mental ligado às novas tendências e à visão de cenários.

-----------------------------------------------------

Estamos falando de um novo ciclo econômico onde a cultura da cooperação irá imperar.
---------------------------------------------------

Nesse ambiente irá eclodir novos conceitos de economia colaborativa, economia circular, consumo consciente, redes de cooperação e economia criativa.

Estes temas irão permeiar as oportunidades de geração de trabalho e renda das cidades envolvendo as cadeias produtivas já existentes e as novas, que estão para surgir na esteira da 4ª Revolução Industrial.

A ideia é apresentar um menu de eventos para inspirar a transformação das cidades para aproveitar os Mercados do Futuro. O projeto valoriza exemplos práticos para inspirar empresários, educadores e gestores públicos para implementarem novas soluções de geração de riqueza.

Outro projeto da 3 S Projeto é a Smart Truck. A carreta conta com sistema híbrido de geração e distribuição de energia. A ideia é promover Road Shows do Movimento Por Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Rumo aos Mercados do Futuro

Estratégias de Inspiração: a vez da cultura maker

Sem dúvida, para que este tema ganhe relevância, será necessário motivar a população e inspirar gestores públicos, legisladores e educadores a terem experiências colaborativas em oficinas "makers".

É justamente com essa visão que surge a proposta do projeto Smart Truck, um equipamento que irá expor como as novas tecnologias sustentáveis podem ser as grandes aliadas para gerar oportunidades de trabalho e renda na Nova Economia nas cidades signatárias do projeto.

A carreta irá embarcar uma espécie de escola de Nova Economia e Internet das Coisas itinerante.

Cada cidade poderá criar a sua estratégia para destacar as vocações econômicas e áreas de maior interesse para projetar o desenvolvimento sustentável, social e cultural.

Estamos falando de um movimento que irá promover vários eventos. O portal Cargo News irá abordar temas relacionados à Logística 4.0.

Para isso criou o Cargo News Lab.

"O Smart Truck é sem dúvida um grande aliado para promover eventos de experiência, difundindo a cultura maker", inclusive para a logística", confirma Luiz Guimarães, diretor do Portal de Logística Cargo News.

Será um show room com várias empresas parceiras expondo as mais avançadas soluções deste novo mundo que irá ditar os rumos dos Mercados do Futuro.

Contando com usina de energia solar, o Smart Truck é sustentável e coloca em prática o novo ciclo econômico social que estamos para vivenciar.

As cidades interessadas em acolher a Smart Truck também contarâo com o suporte da aceleradora da Rede Mercados do Futuro, projeto que cria comunidade de profissionais ligados ao tema  Smart Cities.

Para participar do projeto as cidades terão de fazer o diagnóstico das suas vocações e desenhar as estratégias de transformação para a nova economia. 

Esse estudo irá gerar posts  com entrevistas que serão publicados no site Mercados do Futuro e Portal Cargo News.

As metodologias que serão trabalhadas sâo: Future Thinking, Designer Sprint e Challenge Based Learning, CBL que valoriza a soluções de problemas do dia a dia das pessoas e cidades, utilizando oficinas "makers" associadas à visão de futuro das cidades.

 

O Smart Truck é modular e permite que as oficinas "makers" sejam realizadas com todos os equipamentos para proporcionar experiências de transformação digital das cidades inteligentes

 

"A proposta é disponibilizar uma infraestrutura "maker" itinerante, com equipamentos e conteúdos que façam as pessoas colocarem a mão na massa para viver a experiência da Nova Economia de uma Cidade Inteligente", explica Marcos Paulo.

Em parceria com a Rede Mercados do Futuro, será possível que as cidades façam o mapa do futuro do município;

O projeto também visa estimular a cultura de planejamento colaborativo.

O programa Smart Truck incluí uma espécie de diagnóstico para identificar a visão de futuro e as vocações que irão ditar os rumos da economia local, incluindo os bairos inteligentes.

Com esse material em mãos, será possível desenhar o evento de lançamento de um programa de Nova Economia.

A carreta itinerente é um símbolo para colocar em prática a cultura Maker aliada à experiência de futurologia  tendo como cenário a própria cidade.

"Vamos oferecer uma série de possibilidades de workshops, oficinas de cocriação, palestras e eventos. O Smart Truck, quando chegar na cidade será um evento de experiência de impacto social", explica Marcos Paulo.

 

Cada cidade signatária irá construir sua estratégia de transformação digital, podendo inclusive, potencializar a economia em segmentos estratégicos, a exemplo do turismo

.

As cidades interessadas poderão contar com o Smart Truck para realizar oficinas de criatividade selecionando datas especiais como pano de fundo, a exemplo do aniversário da cidade.

Neste contexto, será possível envolver a comunidade na visão compartilhada, promovendo o planejamento da agenda com a experência "maker", motivando a população a entender o poder da Nova Economia como elemento de transformação social e cultural da cidade, tendo a Economia Criativa como aliada.

O Smart Truck é como uma arca para inspirar as cidades inteligentes a gerarem novas oportunidade para motivar a criação de "Living Lab" - Laboratório Vivo de Smart Cities, por exemplo.

A Cidade que Queremos

O Smart Truck oferece a infraestrutura para oficinas makers para inspirar os participantes a sentirem-se protagonistas das cidades inteligentes.

Toda cidade signatária terá como projetar as suas vocaçoes economicas para gerar novas oportunidades de trabalho e renda.

Para facilitar a gestão dos conteúdos a serem abordados, serão produzidos uma série de posts nos sites dos parceiros do projeto, apresentando os cenários possíveis da cidade que queremos.

------------------------------------------------------------------------

Radar Mercados do Futuro

Empresários visionários estão investindo pesado em startups e projetos que estejam alinhados com a nova onda da 4ª Revolução Industrial e Nova Economia.

Eles são conectados, têm causa, são ligados em valores e acreditam no que fazem além do aspecto financeiro. 

Ou seja, estão dispostos a arriscar.

Esses empreendedores, com dinheiro no bolso e criatividade, já entenderam a profundidade da 4ª Revolução Industrial.

Estão empenhados em colocar em prática uma nova cultura de investimentos para aproveitar as grandes oportunidades que batem à porta nos Mercados do Futuro. 

Mercados do Futuro publica uma série de posts com empresários, gestores públicos, educadores, consultores, dentre outros atores para dar vida e inspirar o movimento de transformação digital de empresas e cidades.

Comentários

Jornalismo Digital na Nova Economia

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Seu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

10 Dicas prá ativar grupos no Facebook

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Empreendedorismo prá mudar o Mundo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Grupo Mercados do Futuro no WhatsApp

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Tecnologia para o bem incomoda muita gente

quarta-feira, 2 de março de 2016

Analista de Inovação: profissão do futuro

domingo, 13 de março de 2016

Lab Mercados do Futuro na Razão Humana

sexta-feira, 22 de abril de 2016

space

 

Top News

Jornalismo Digital na Nova Economia

Quem pensa que o Jornalismo está em baixa, no mínimo, está mal informado. Na Nova Economia esta é uma das profissões mais promissoras. Claro que o mercado editorial impresso ainda tem fôlego, mas o jornalismo digital é a bola da vez. Saiba por que

Josué de Menezes quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

    Leia mais

Seu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia

O desenho de um plano de carreira na Nova Economia exige muito mais do que ser um profissional altamente especializado. O posicionamento estratégico da sua marca pessoal é um elemento chave para gerar novos negócios e expandir os negócios.

Josué de Menezes quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

    Leia mais

10 Dicas prá ativar grupos no Facebook

Não basta apenas abrir um grupo no Facebook. O importante é mante-lo ativo, vibrante e fazer pulsar conteúdos que somam com a comunidade. Mas para isso temos que ter um contexto real, propostas de valor realmente interessantes.

Josué de Menezes segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

    Leia mais

Inovação e Resultados para Micro e Pequenas Empresas

Chegou a vez das Pequenas e Micro Empresas ativarem suas redes de forma criativa e com foco em resultados. O CTI lança programa de dinamização de ecossistemas de inovação para este segmento. O projeto visa resultados efetivos em faturamento. O desafio é r

Josué de Menezes sábado, 2 de janeiro de 2016

    Leia mais

Empreendedorismo prá mudar o Mundo

Viking Network é um movimento de empreendedores dispostos a somar forças. Empresários de todos os setores criam redes de relacionamento para inspirar a capacitação e a geração de negócios. Paulo Milreu, idealizador do Viking aposta no interior paulista.

Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

    Leia mais

Aplicativo de Caronas estimula Economia Colaborativa

Quando falamos em Economia Colaborativa ou em Economia Criativa, estamos nos referindo a laços de compartilhamento, diálogo e interações. As caronas tem o poder de estimular a aproximação, o convívio amigo. Eis aí uma estratégia para ativar redes.

Josué de Menezes domingo, 31 de janeiro de 2016

    Leia mais

Grupo Mercados do Futuro no WhatsApp

O Grupo Mercados do Futuro estará ativando a Aceleradora Empreendedorismo do Bem, que tem como proposta capacitar pessoas interessadas em fomentar a Nova Economia em suas cidades. Oferecemos aplicativos e soluções para Cidades Criativas e Inovadoras. Opor

Josu� de Menezes sábado, 27 de fevereiro de 2016

    Leia mais

Tecnologia para o bem incomoda muita gente

Saiba por que o bem incomoda muita gente. Serviços mais baratos, rápidos, eficientes e melhores, que solucionam, de fato, os problemas das pessoas, passam a ser um problema para o "Estado".

Josu� de Menezes quarta-feira, 2 de março de 2016

    Leia mais

Analista de Inovação: profissão do futuro

Você é o que compartilha: este é o mantra da Nova Web. Fomentar a economia criativa, a nova economia e a cultura digital em rede são algumas das atribuições deste novo profissional que acreditamos ser uma peça fundamental para levantar o Brasil.

Josu� de Menezes domingo, 13 de março de 2016

    Leia mais

Lab Mercados do Futuro na Razão Humana

Os Lab Mercados do Futuro são encontros de networking onde empreendedores se encontram prá pensar a inovação, em como transformar este valor em mais vendas, mais oportunidades de negócios e expansão das suas empresas, serviços e produtos com a visão da No

Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de abril de 2016

    Leia mais

Videos