Fundos Globais para cidades inteligentes valorizam redes de cooperação local: a vez do "Glocal" na prática

Josué de Menezes      segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Compartilhe esta página com seus amigos

Afinal, como conectar demandas sociais e econômicas locais aos fundos de investimentos especializados em cidades inteligentes?

Essa pergunta faz muito sentido. A resposta está no centro do "Programa de Futurismo Rumo aos Mercados do Futuro". 

Ao mapear recursos em fundos de investimentos especializados para cidades inteligentes, a Rede Mercados do Futuro liga as pontas com projetos locais das cidades interessadas em captar investimentos qualificados.

As aplicações são possíveis em diversos setores relacionados às cidades inteligentes: saneamento, mobilidade urbana, fortalecimento do comércio local, segurança, saúde, eficiência energética, educação, dentre outros.

Outro ponto importante: a valorização de bairros e regiões está condicionada à visão urbanística integrada.

Eis aí a importância de o Plano Diretor de cada município ser bem desenhado.

No entanto, existe um indicador do planejamento urbano que não é reconhecido de forma estratégica com o peso que merece: o engajamento das comunidades locais.

Como capturar e ativar o engajamento das comunidades locais em torno das causas de desenvolvimento socioeconômicos e ambientais?

-----

À medida que o engajamento seja capturado de forma qualificada, será possível conectar fundos de investimentos especializados em programas de fomento de cidades inteligentes.

-------

O engajamento das comunidades locais em torno de soluções que melhorem a qualidade de vida e eficiência é a chave mestra do desenvolvimento urbano das cidades inteligentes.

O ser humano deve estar no centro, as tecnologias são meios.

Afinal, é a comunidade local a maior interessada no desenvolvimento sustentável em sua região.

Bingo.

Tanto é verdade que foi esse o escopo que inspirou o edital do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para construir o Plano de Transformação Digital de Campinas, em 2018. 

Foi justamente inspirado neste projeto que nasceu a startup Bairros Inteligentes.

Exemplo prático: Fundação Canadence Glocal está sintonizada no propósito de conectar o local ao global

 

A metodologia Bairros Inteligentes tem o propósito de ativar ecossistemas locais a partir do engajamento das comunidades: usuários dos bairros: moradores, frequentadores, investidores, síndicos, enfim, pessoas que vivem o dia a dia em determinado território urbano.

A metodologia também utiliza-se de Big Data para tecer análises preditivas, formando Analista de Bairros Inteligentes: gestores públicos, empresários, corretores, urbanistas, dentre outros profissionais.

----

Essa leitura tem forte sinergia com o plano de desenvolvimento das cidades, contemplando também o poder do segmento imobiliário para "tracionar" investimentos, ou seja, atrair e qualificar recursos.

-----

Para que o engajamento das comunidades locais se efetive é necessário existir um propósito comum de melhoria. 

Mas como promover o engajamento de forma colaborativa e sistêmica com causa legítima?

Antes de responder a essa pergunta, vale a pena explicar um conceito importante: Match.,

No mundo das startups quando duas empresas unem forças para criar algo complementar é possível construir um Match, uma cola, aderência ou parceria estratégica.

Match Kosmoetika

A plataforma da startup Kosmoetika é perfeita para ativar redes de cooperação empresariais e fomentar cidades inteligentes.

A plataforma foi idealizada por Marlon Roberto de Brito, Oficial Titular de Cartório de Registro de Imóveis em Cabreúva, 

A startup Kosmoetika é um ambiente que permite integrar comunidades com propósitos comuns, ou seja, formar comunidades dispostas a trabalhar em torno de projetos colaborativos socioeconômicos, humanitáros e ambientais.

Imagine um Facebook com propósito.

Estamos falando de uma rede social que pontua e ranqueia os seus usuários a partir de "créditos de engajamento social" em torno de causas de impacto.

Imaginou? Este projeto existe.

 

A cultura de engajamento em torno de causas é difundida internacionalmente em vários movimentos. A UNICEF, por exemplo, promove programas para garantir os direitos de crianças e adolescentes (saiba mais)

 

"A motivação para desenvolver a Kosmoetika foi justamente criar uma rede social com propósito, capaz de integrar movimentos que gerem impactos sociais com base no desenvolvimento socioeconômico. Contemplamos as dimensões educacional, humanitária, inovação e ambiental, ou seja, consideramos a ampliação da consciência ética", revela Brito.

Considerando que Brito é Titular de Cartório, ele desenhou a estratégia para atender a visão de futuro da comunidade de gestores e colaboradores de cartórios, considerando que o cartório de Marlon de Brito é reconhecido como modelo em gestão e eficiência.

Nessa esteira, Brito fundou o IGDE - Instituto de Gestão e Direito Extrajudicial.

O IGDE entregará um programa de futurismo para os cartórios. Contará com a plataforma Kosmoetika como ambiente de suporte.

À medida que a comunidade passe a ser povoada como uma rede social, as possibilidades para ampliação para outros segmentos além da comunidade de cartórios extrajudiciais será uma consequência natural, de forma orgânica, alinhada à agenda 2030 da ONU.

-------------------------------

A apresentação do projeto para a comunidade de 13.440 cartórios brasileiros é a meta inicial, tendo como estratégia a "cocriação" do e-book "O futuro dos cartórios nas cidades inteligentes".

------------------------------

 

Marlon Roberto de Brito fomenta investimento social com a disponibilização de infraestrutura digital para  ativar redes de cooperação em torno de causas de impacto socioeconômico, ambiental, educacional e humanitária. 

 

Polo Aglutinador de Negócios

Ao abrir as portas do Cartório ao programa de desenvolvimento do Polo Aglutinador de Negócios de Cabreúva, Marlon de Brito criou o vínculo institucional para fomentar a economia local de forma sustentável, apoiando a iniciativa de política pública de fomento econômico da cidade com o olhar futurista. 

"Ao incentivar uma rede de networking integrada à comunidade da Kosmoetika é possível criar um ambiente de capacitação continuada tendo o futurismo como elemento transversal", explica. 

Sim, isso mesmo, essa pequena atitude é uma estratégia do programa de aceleração da startup Kosmoetika, posicionando-a como uma iniciativa do setor 2.5, empresa social.

Atualmente os Cartórios de Registros de Imóveis atuam em dimensões dos cadastros imobiliários que estão integrados ao Plano Diretor das cidades além de outros órgãos e esferas do governo e poder público

É bom destacar que a partir do ano de 2023, toda cidade será obrigada a ter o Plano de Transformação Digital (Projeto de Lei no Senado), com vistas às Cidades Inteligentes.

Essa visão integra as duas dimensões que sinalizam o futuro dos Cartórios de Registro de Imóveis e Notas. 

A dimensão do registro de imóvel com o posicionamento de fomento da sustentabilidade local é uma contrapartida capaz de gerar impacto social e atualização das novas tecnologias exponenciais.

"O entendimento da dinâmica de novos processos administrativos e legais, associados ao futuro das cidades inteligentes é fundamental para criar modelos de gestão e prestação de serviços cartoriais de excelência", complementa de Brito.

 

Cabreúva é uma cidade pequena e pujante. Foto Jacaré Cabreúva. Na foto, bairro CECOM, conceito futurista, modelo de um bairro inteligente com a  visão "Glocal"

 

O Poder do Futurismo como ciência

O "Futurismo" enquanto ciência, oferece programas de colaboração.

A Rede Mercados do Futuro tem a proposta de desenhar cenários e investigar tendências.

O futuro dos cartórios no contexto das cidades inteligentes é o tema central do projeto do Cartório Modelo de Cabreúva.

A segurança jurídica oferecida no mercado imobiliário é a essência da sustentabilidade econômica e desenvolvimento de toda cidade.

Estudos comprovam que quanto mais os bairros são regularizados, maior é a circulação de riquezas e financiamentos bancários, além da própria valorização dos imóveis.

A consciência dos cidadãos em torno da sustentabilidade local é elemento chave para que a construção de futuros desejáveis seja efetivada.

A Kosmoetika, enquanto plataforma social com propósito é o ambiente para ativar redes de inovação local e monitorar o engajamento com causa em torno de projetos inovadores.

----------

O grande segredo da plataforma Kosmoetika é transformar conceitos econômicos e sociais em dinâmicas "gamificadas", ou seja, em jogos associados ao valor da geração de impacto socioeconômico

------------

Kosmoetika é rede social com propósito. Seu poder é fornecer infraestrutura transparente, com segurança jurídica, para o fomento e circulação de investimentos de impacto social.

 

 

Cabreúva é uma cidade bucólica, com vocação turística. Quando falamos em cidades inteligentes nos referimos ao fomento das vocações e fomento das potencialidades, valendo-se de tecnologias como aliadas do desenvolvimento sustentável. Na foto, bairro Jacaré

Comentários

Jornalismo Digital na Nova Economia

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Seu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

10 Dicas prá ativar grupos no Facebook

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Empreendedorismo prá mudar o Mundo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Grupo Mercados do Futuro no WhatsApp

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Tecnologia para o bem incomoda muita gente

quarta-feira, 2 de março de 2016

Analista de Inovação: profissão do futuro

domingo, 13 de março de 2016

Lab Mercados do Futuro na Razão Humana

sexta-feira, 22 de abril de 2016

space

 

Top News

Jornalismo Digital na Nova Economia

Quem pensa que o Jornalismo está em baixa, no mínimo, está mal informado. Na Nova Economia esta é uma das profissões mais promissoras. Claro que o mercado editorial impresso ainda tem fôlego, mas o jornalismo digital é a bola da vez. Saiba por que

Josué de Menezes quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

    Leia mais

Seu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia

O desenho de um plano de carreira na Nova Economia exige muito mais do que ser um profissional altamente especializado. O posicionamento estratégico da sua marca pessoal é um elemento chave para gerar novos negócios e expandir os negócios.

Josué de Menezes quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

    Leia mais

10 Dicas prá ativar grupos no Facebook

Não basta apenas abrir um grupo no Facebook. O importante é mante-lo ativo, vibrante e fazer pulsar conteúdos que somam com a comunidade. Mas para isso temos que ter um contexto real, propostas de valor realmente interessantes.

Josué de Menezes segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

    Leia mais

Inovação e Resultados para Micro e Pequenas Empresas

Chegou a vez das Pequenas e Micro Empresas ativarem suas redes de forma criativa e com foco em resultados. O CTI lança programa de dinamização de ecossistemas de inovação para este segmento. O projeto visa resultados efetivos em faturamento. O desafio é r

Josué de Menezes sábado, 2 de janeiro de 2016

    Leia mais

Empreendedorismo prá mudar o Mundo

Viking Network é um movimento de empreendedores dispostos a somar forças. Empresários de todos os setores criam redes de relacionamento para inspirar a capacitação e a geração de negócios. Paulo Milreu, idealizador do Viking aposta no interior paulista.

Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

    Leia mais

Aplicativo de Caronas estimula Economia Colaborativa

Quando falamos em Economia Colaborativa ou em Economia Criativa, estamos nos referindo a laços de compartilhamento, diálogo e interações. As caronas tem o poder de estimular a aproximação, o convívio amigo. Eis aí uma estratégia para ativar redes.

Josué de Menezes domingo, 31 de janeiro de 2016

    Leia mais

Grupo Mercados do Futuro no WhatsApp

O Grupo Mercados do Futuro estará ativando a Aceleradora Empreendedorismo do Bem, que tem como proposta capacitar pessoas interessadas em fomentar a Nova Economia em suas cidades. Oferecemos aplicativos e soluções para Cidades Criativas e Inovadoras. Opor

Josu� de Menezes sábado, 27 de fevereiro de 2016

    Leia mais

Tecnologia para o bem incomoda muita gente

Saiba por que o bem incomoda muita gente. Serviços mais baratos, rápidos, eficientes e melhores, que solucionam, de fato, os problemas das pessoas, passam a ser um problema para o "Estado".

Josu� de Menezes quarta-feira, 2 de março de 2016

    Leia mais

Analista de Inovação: profissão do futuro

Você é o que compartilha: este é o mantra da Nova Web. Fomentar a economia criativa, a nova economia e a cultura digital em rede são algumas das atribuições deste novo profissional que acreditamos ser uma peça fundamental para levantar o Brasil.

Josu� de Menezes domingo, 13 de março de 2016

    Leia mais

Lab Mercados do Futuro na Razão Humana

Os Lab Mercados do Futuro são encontros de networking onde empreendedores se encontram prá pensar a inovação, em como transformar este valor em mais vendas, mais oportunidades de negócios e expansão das suas empresas, serviços e produtos com a visão da No

Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de abril de 2016

    Leia mais

Videos