Nesta quinta-feira, o São Paulo enfrentou o Alianza Lima em casa, no Morumbi, pela Libertadores. Apesar de abrir uma vantagem de dois gols com Ferreirinha, o Tricolor acabou cedendo o empate no segundo tempo, com gols de Quevedo e Eryc Castillo.
O técnico Luis Zubeldía foi alvo de muitas críticas pelas alterações feitas durante o jogo, principalmente pela substituição do autor dos gols são-paulinos. Em uma entrevista após a partida, ele justificou suas decisões:
"Ferreira, devido ao desgaste que estava sofrendo, poderia se lesionar muscularmente se permanecesse em campo por mais tempo. Conhecendo-o, sei que isso poderia acontecer. Você está ciente do número de jogadores lesionados que temos. Gostariam de ter mais lesionados? Ele estava cansado. Sempre que deixo um jogador mais tempo que o normal, acabamos tendo lesões musculares e ele fica fora por cerca de 30 dias. Lucas está lesionado, Oscar, Luiz Gustavo, Pablo Maia...", explicou.
Zubeldía também explicou sua decisão de colocar Wendell no lugar de Ferreirinha:
"Ferreira saiu e Wendell entrou. Embora a mudança não tenha sido eficaz, não posso arriscar uma lesão. Tenho poucas opções para as extremidades. Por que escolhi Wendell? É a alternativa para o lado esquerdo. Ou Andre. Não tenho outro jogador experiente. (...) Na Libertadores é assim: 15 minutos ruins podem arruinar o jogo. Estávamos jogando bem com os dois Ferreiras, mas 15 minutos ruins custam a vitória", justificou.
O treinador aceitou a responsabilidade pela queda de desempenho da equipe após a substituição, mas lamentou a falta de opções no elenco:
"Outro jogador deveria entrar e desempenhar. Não tem a ver com tirar Ferreira. A decisão de acomodar Wendell lá não foi boa. Fui eu. Não foi por tirar Ferreira. Se não posso tirar um extremo aos 20 minutos do segundo tempo, algo não está certo. Tenho dois jogadores lesionados. Claro que a mudança teve influência, a decisão não foi a ideal. Não foi por retirar Ferreira, mas poderia ter buscado outra opção", concluiu.
O São Paulo deixou o campo sob vaias e agora precisa mostrar uma reação para a torcida. A equipe retornará ao campo no próximo domingo para enfrentar o Cruzeiro, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.