Desempenho de Luana Silva e Surfistas Brasileiros em El Salvador

No último sábado, durante a etapa de El Salvador do Circuito Mundial de Surfe 2025 (WSL), a surfista brasileira Luana Silva enfrentou a atual campeã mundial e líder do ranking, a norte-americana Caitlin Simmers, sendo eliminada nas oitavas de final. Mesmo após um bom desempenho ao avançar da repescagem em primeiro lugar no terceiro dia de competições em Punta Roca, Luana não conseguiu superar Simmers, de 19 anos, que obteve 12.67 pontos (8.17 + 4.50) contra os 11.67 pontos (6.17 + 5.50) da brasileira.

Luana chegou a liderar a bateria inicialmente, mas viu a norte-americana virar o jogo com uma excelente nota de 8.17. Mesmo tentando uma reação no minuto final, a surfista brasileira acabou caindo na finalização da onda decisiva. Esta foi a quarta eliminação seguida de Luana nas oitavas de final nesta temporada da WSL, porém a jovem surfista tem se destacado como uma das promessas brasileiras no cenário feminino internacional.

No masculino, o Brasil segue representado com nove surfistas classificados para o Round 3 em El Salvador: Miguel Pupo, Alejo Muniz, Samuel Pupo, Yago Dora, João Chianca, Italo Ferreira, Ian Gouveia, Deivid Silva e Filipe Toledo.

A WSL está avaliando as condições do mar para decidir se a competição masculina continuará neste sábado ou aguardará ondas maiores. O Brasil tem tradição em El Salvador, com presença em todas as finais desde a inclusão da etapa em Punta Roca no circuito. Filipe Toledo foi vice-campeão em 2022 e campeão em 2023. No ano passado, Yago Dora também chegou à final, mas foi derrotado por John John Florence.

Luana Silva vs. Caitlin Simmers em El Salvador - WSL 2025