No desafio do Challenger Series da World Surf League (WSL) em Gold Coast, na Austrália, a participação brasileira tem se destacado. Neste último sábado (3), Luana Silva e Edgard Groggia asseguraram a continuidade na competição após desempenhos sólidos em suas baterias de repescagem.
Luana Silva brilhou ao conquistar o primeiro lugar em sua bateria, superando a norte-americana Sawyer Lindblad e a surfista do País Basco, Nadia Erostarbe. Com uma pontuação total de 12,60, incluindo notas de 6,93 e 5,67, a brasileira liderou a disputa. Sua excelente performance vem após o vice-campeonato alcançado em Bells Beach, também na etapa australiana da WSL.
Na próxima etapa, Luana terá como oponente a havaiana Gabriela Bryan, em um embate decisivo pelas oitavas de final, em busca de pontos cruciais no ranking de acesso à elite mundial do surfe.
No cenário masculino, Edgard Groggia também se destacou ao garantir a segunda posição em sua bateria, totalizando 12,96 pontos (6,83 + 6,13), ficando atrás apenas do indonésio Rio Waida, que somou 15,17 pontos. O surfista sul-africano Matthew McGillivray foi eliminado da competição.
Na próxima fase, o Brasil presenciará um confronto nacional emocionante: Edgard Groggia enfrentará Yago Dora, atualmente o 4º colocado no ranking mundial.