Jannik Sinner: O Retorno Após a Suspensão por Doping

Jannik Sinner, o atual primeiro colocado no ranking mundial de tênis, está de volta aos treinos após um período de mais de 90 dias afastado devido a uma punição por doping. O tenista italiano foi visto em Monte Carlo batendo bola com Jack Draper, que ocupa a sexta posição no ranking.

Atualmente, Sinner não possui mais restrições para treinar, embora ainda não tenha retornado oficialmente às quadras. O líder do ranking mundial está autorizado a se preparar em qualquer lugar e com quem quiser até seu retorno oficial, programado para o Masters 1000 de Roma. Imagens do treino de Sinner foram divulgadas nesta terça-feira, 17, levantando questões sobre o seu nível de jogo ao retornar às competições.

Enquanto Sinner se dedica à preparação para Roma, Draper está se preparando para o Masters 1000 de Madrid, que terá lugar na próxima semana.

A Agência Mundial Antidoping (WADA) chegou a um acordo com o tenista número 1 do mundo, Jannik Sinner, em relação ao seu caso de doping. O atleta concordou em cumprir uma suspensão de três meses após testar positivo para clostebol, uma substância proibida, em março de 2024.

Em seu comunicado oficial, a WADA esclareceu que aceitou a explicação de Sinner quanto à causa da violação, destacando que o atleta não teve a intenção de trapacear e que a exposição ao clostebol não proporcionou nenhum benefício de melhoria de desempenho, ocorrendo sem o seu conhecimento devido à negligência de membros de sua equipe. No entanto, de acordo com o Código Antidoping e com base nos precedentes do CAS, um atleta é responsável pela negligência de sua equipe.

Diante dos acontecimentos, a WADA considerou que uma suspensão de três meses seria a punição adequada. A agência não buscou a desqualificação de resultados além daquelas previamente impostas pelo tribunal de primeira instância. A Federação Internacional de Tênis e a Agência Internacional de Integridade do Tênis, ambas partes do processo da WADA junto ao CAS, também concordaram com o acordo.

Jannik Sinner treinando em Monte Carlo após suspensão por doping