A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, no início desta semana, a decisão de afastar por tempo indeterminado as equipes de arbitragem que atuaram nos confrontos Internacional 3 x 0 Cruzeiro e Sport 1 x 2 Palmeiras, válidos pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2025. Essa medida foi tomada devido a erros considerados significativos que geraram forte repercussão por parte dos clubes prejudicados.
De acordo com o comunicado oficial da CBF, a Comissão de Arbitragem do órgão decidiu acatar o parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que apontou equívocos técnicos nas decisões tomadas durante as partidas.
O coordenador geral da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, explicou: 'O afastamento não tem caráter punitivo, mas sim educativo. Visamos orientar e capacitar os árbitros para evitar futuros equívocos, garantindo uma melhor sincronia entre o VAR e o árbitro de campo'.
Além disso, ficou confirmado que a partir do dia 15 de abril serão iniciados treinamentos intensivos com árbitros e assistentes da Série A. As atividades serão realizadas no Clube da Aeronáutica (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), ambos localizados no Rio de Janeiro.
No decorrer dos treinamentos, jovens jogadores das categorias de base do futebol carioca participarão de simulações de partidas reais, com a utilização completa do VAR, visando o aprimoramento dos profissionais. Essa iniciativa faz parte do projeto de profissionalização da arbitragem brasileira, lançado em fevereiro pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.