A Neoenergia, em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), está fornecendo energia elétrica 100% renovável para o Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro. Essa iniciativa visa zerar as emissões relacionadas ao consumo de energia elétrica, reduzindo as emissões de CO2 em cerca de 100 toneladas anualmente, o que equivale a 2.146 viagens de avião entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, permitirá ao COB uma economia de aproximadamente R$ 1,4 milhão nos gastos de energia do CT.
Essa ação está alinhada com o compromisso do COB em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030, como parte do movimento Esporte pela Ação Climática. O fornecimento de energia renovável para o CT teve início em março deste ano.
A Neoenergia, como protagonista da transição energética no Brasil, está fornecendo energia proveniente do complexo eólico Neoenergia Oitis, localizado nos estados do Piauí e da Bahia. Esse fornecimento, que será de 2.049.387 kWh até o fim do ano, é certificado pelo I-REC (International Renewable Energy Certificate), garantindo a origem renovável da energia utilizada.
Para Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, as fontes renováveis de energia são fundamentais para a descarbonização, e a parceria com o COB reforça o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade. Recentemente, a Neoenergia conquistou o segundo lugar no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3.
O campeão olímpico e diretor-geral do COB, Emanuel Rego, destaca que essa parceria fortalece a cultura de sustentabilidade no esporte brasileiro, contribuindo significativamente para as operações do COB. Já Manoela Penna, Diretora de Comunicação e Marketing do COB, ressalta o orgulho de ter energia elétrica 100% renovável no CT, alinhada aos princípios ambientais.
Além do impacto no CT Time Brasil, a parceria entre Neoenergia e COB também amplia o apoio ao esporte feminino no país. A iniciativa, que beneficia especialmente as atletas mulheres, destaca a liderança da Neoenergia no setor, sendo reconhecida por apoiar fortemente o esporte feminino no Brasil.
A Neoenergia também fomenta o esporte feminino por meio do Time Neoenergia, que conta com oito atletas de diversas modalidades e já contribuiu para a classificação de três deles nos Jogos Olímpicos Paris 2024.