O Santos Futebol Clube está em negociações avançadas para trazer de volta o treinador Jorge Sampaoli ao time. Após a demissão de Pedro Caixinha na última segunda-feira (14), o clube intensificou os esforços para encontrar um substituto e fixou os olhos no argentino.
Sampaoli, que atualmente reside no Rio de Janeiro e está sem clube desde sua saída do Flamengo em 2023, emerge como a escolha favorita entre os adeptos do Santos.
Antes de avançar com Sampaoli, a diretoria do clube considerou outros treinadores experientes, como Tite, Dorival Júnior e Luís Castro. No entanto, as conversas não tiveram continuidade.
Nesta terça-feira, a equipe realizou um treino no CT Rei Pelé e começou os preparativos para o jogo contra o Atlético-MG, marcado para esta quarta-feira (16), às 21h30, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Jorge Sampaoli teve uma passagem marcante pelo Santos em 2019, quando levou a equipe ao vice-campeonato brasileiro, com uma campanha que foi considerada uma das melhores dos últimos anos. Sob sua liderança, o time obteve 35 vitórias, 14 empates e 15 derrotas em 64 jogos, marcando 102 gols e sofrendo 55.
Apesar do sucesso no Campeonato Brasileiro, Sampaoli não teve o mesmo desempenho nas competições eliminatórias. Ele foi eliminado na semifinal do Campeonato Paulista pelo Corinthians, nas oitavas da Copa do Brasil pelo Atlético-MG e na primeira fase da Copa Sul-Americana, após um empate com o River Plate-URU no Estádio do Pacaembu.
Após deixar o Santos, Sampaoli treinou o Atlético-MG em 2020 e, em 2023, comandou o Flamengo. Além de sua passagem pelo futebol brasileiro, o treinador acumulou experiência em clubes como Sevilla, Olympique de Marseille e Rennes, além de ter dirigido as seleções do Chile e da Argentina. Ele também teve passagens por clubes sul-americanos como Emelec, O’Higgins e Sporting Cristal, entre outros.