Place Branding transforma cidades e bairros em verdadeiros parques temáticos
Josué de Menezes segunda-feira, 16 de março de 2020
Compartilhe esta página com seus amigos
"Place Branding" é um conceito pouco conhecido no Brasil.
Seu poder reside em potencializar a economia local e regional de forma exponencial ao identificar e gerir as singularidades de cada localidade.
Mercados do Futuro apresenta metodologia de transformação digital valendo-se do jornalismo digital como elemento central para ativar redes de inovação local.
O engajando da comunidade educacional em projetos de economia criativa é um dos diferenciais do projeto.
Assim é possível ativar movimentos em torno de soluções, tendo os valores do empreendedorismo, inovação e sustentabilidade como elementos para desenvolver os laboratórios vivos de Place Branding.

Esta foto ilustra um recanto. Temos aí um quadro que traduz o espírito de um lugar que faz as pessoas viverem uma experiência única e singular
Existe algo autêntico neste cenário. Sim, as pessoas apropriam-se de forma expontânea para degustar momentos, um tempo de vida único.
Claro que existem elementos arquitetônicos e culturais presentes, mas o ponto essencial é que percebemos o pulsar de um diálogo entre o histórico e o contemporâneo.
Bike, crianças, executivo e pessoas idosas. Um cenário aprazível.
Quando falamos em transformação digital estamos falando também da essência que liga as pessoas em torno de algo, ou seja, de valores que geram engajamento.
O projeto Bairros Inteligentes é uma plataforma de Place Branding que transforma bairros em cidades inteligentes.
A visão da startup é gerar movimento de resignificação para ativar a economia local em torno de eixos ambientais, históricos, culturais, econômicos e sociais.
No entanto, a metodologia Bairros Inteligentes pode ser aplicada em uma cidade ou estâncias turísticas, dando vida a um projeto de Place Branding.
Cidades são seres vivos que pulsam. A visão dessa dimensão viva inspira o olhar para os Mercados do Futuro, permitindo que as pessoas, principalmente os jovens, a enxergarem perspectivas em algo perene e sustentável.
Estamos falando de algo real, tangível e necessário.
Estâncias turísticas possuem potencialidades latentes que precisam ser resgatadas com a visão de um parque temático.
Entender a dinâmica da quarta revolução industrial e da lógica da Nova Economia são necessárias para demonstrar as potencialidades do turismo.
Vivemos a era da experiência
.png)
Não confunda Place Branding com um logo
O logo, uma marca, não é o espírito do lugar. Claro que é um elemento que traduz algo, mas o Place Branding é algo maior, tem a ver com engajamento.
Eis aí a palavra mágica. Quando as pessoas vivem a experiência criam laços de conexões com o ambiente.
Criar estratégias e induzir investimentos direcionados às experiências são os elementos que colocam um projeto de Place Branding em pé.
Paulo Marcos é um dos empresários mais conceituados no Brasil de grandes eventos esportivos, une forças com a plataforma Bairros Inteligentes para desenhar projetos de Place Branding.
"O turismo é muito pouco explorado no Brasil, tendo em vista a riqueza cultural do país. Pequenas cidades contém em si verdadeiros tesouros, pérolas preciósas a serem lapidadas", explica Marcos Paulo quando o assunto é investimento em projetos de Place Branding.
O início de um projeto de Place Branding é revelar as potencialidades do local com um plano educacional, valendo-se do jornalismo digital como elemento estratégico.
Com essa visão, a proposta é lançar uma série de posts dentro do projeto de Transformação Digital de Monte Verde.
"No primeiro momento vamos vender a cidade para os moradores e empresários locais, mas a visão é incerir a estância no circuito turístico internacional". explica Marcos Paulo.

Paisagens, cheiro de lenha e sons de pássaros. As experiências em Monte Verde nos levam a criar lendas de um paraíso na terra
"O paraíso existe sim. Está aqui, em Monte Verde", afirma Marcos Paulo.
Sua ideia é valorizar essa riqueza de forma prática para ser trabalhada nas escolas, envolvendo as crianças e jovens no projeto tendo o empreendedorismo como ingrediente.
Temos referências internacionais como esse movimento está acontecendo na Alemanha, Noroega e Suíça, dentre outros países. Lá, os jovens já vivem essa cultura e migram para o campo.
Também temos "cases" muito ricos no Brasil. "Um projeto de Place Branding é a chave para a fortalecer a identidade coletiva rumo à prosperidade, e Monte Verde é um lugar que enxergo esse potencial" avalia o empresário.
Comentários
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
sábado, 2 de janeiro de 2016
sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
domingo, 31 de janeiro de 2016
sábado, 27 de fevereiro de 2016
quarta-feira, 2 de março de 2016
domingo, 13 de março de 2016
sexta-feira, 22 de abril de 2016
space
Top News
Jornalismo Digital na Nova Economia
Quem pensa que o Jornalismo está em baixa, no mínimo, está mal informado. Na Nova Economia esta é uma das profissões mais promissoras. Claro que o mercado editorial impresso ainda tem fôlego, mas o jornalismo digital é a bola da vez. Saiba por que
Josué de Menezes quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
Leia maisSeu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia
O desenho de um plano de carreira na Nova Economia exige muito mais do que ser um profissional altamente especializado.
O posicionamento estratégico da sua marca pessoal é um elemento chave para gerar novos negócios e expandir os negócios.
Josué de Menezes quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
Leia mais10 Dicas prá ativar grupos no Facebook
Não basta apenas abrir um grupo no Facebook. O importante é mante-lo ativo, vibrante e fazer pulsar conteúdos que somam com a comunidade. Mas para isso temos que ter um contexto real, propostas de valor realmente interessantes.
Josué de Menezes segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
Leia maisInovação e Resultados para Micro e Pequenas Empresas
Chegou a vez das Pequenas e Micro Empresas ativarem suas redes de forma criativa e com foco em resultados. O CTI lança programa de dinamização de ecossistemas de inovação para este segmento. O projeto visa resultados efetivos em faturamento. O desafio é r
Josué de Menezes sábado, 2 de janeiro de 2016
Leia maisEmpreendedorismo prá mudar o Mundo
Viking Network é um movimento de empreendedores dispostos a somar forças. Empresários de todos os setores criam redes de relacionamento para inspirar a capacitação e a geração de negócios. Paulo Milreu, idealizador do Viking aposta no interior paulista.
Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
Leia maisAplicativo de Caronas estimula Economia Colaborativa
Quando falamos em Economia Colaborativa ou em Economia Criativa, estamos nos referindo a laços de compartilhamento, diálogo e interações. As caronas tem o poder de estimular a aproximação, o convívio amigo. Eis aí uma estratégia para ativar redes.
Josué de Menezes domingo, 31 de janeiro de 2016
Leia maisGrupo Mercados do Futuro no WhatsApp
O Grupo Mercados do Futuro estará ativando a Aceleradora Empreendedorismo do Bem, que tem como proposta capacitar pessoas interessadas em fomentar a Nova Economia em suas cidades. Oferecemos aplicativos e soluções para Cidades Criativas e Inovadoras. Opor
Josu� de Menezes sábado, 27 de fevereiro de 2016
Leia maisTecnologia para o bem incomoda muita gente
Saiba por que o bem incomoda muita gente. Serviços mais baratos, rápidos, eficientes e melhores, que solucionam, de fato, os problemas das pessoas, passam a ser um problema para o "Estado".
Josu� de Menezes quarta-feira, 2 de março de 2016
Leia maisAnalista de Inovação: profissão do futuro
Você é o que compartilha: este é o mantra da Nova Web. Fomentar a economia criativa, a nova economia e a cultura digital em rede são algumas das atribuições deste novo profissional que acreditamos ser uma peça fundamental para levantar o Brasil.
Josu� de Menezes domingo, 13 de março de 2016
Leia maisLab Mercados do Futuro na Razão Humana
Os Lab Mercados do Futuro são encontros de networking onde empreendedores se encontram prá pensar a inovação, em como transformar este valor em mais vendas, mais oportunidades de negócios e expansão das suas empresas, serviços e produtos com a visão da No
Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de abril de 2016
Leia mais