Place Branding transforma cidades e bairros em verdadeiros parques temáticos

Josué de Menezes      segunda-feira, 16 de março de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

"Place Branding" é um conceito pouco conhecido no Brasil.

Seu poder reside em potencializar a economia local e regional de forma exponencial ao identificar e gerir as singularidades de cada localidade.

Mercados do Futuro apresenta metodologia de transformação digital valendo-se do jornalismo digital como elemento central para ativar redes de inovação local.

O engajando da comunidade educacional em projetos de economia criativa é um dos diferenciais do projeto.

Assim é possível ativar movimentos em torno de soluções, tendo os valores do empreendedorismo, inovação e sustentabilidade como elementos para desenvolver os laboratórios vivos de Place Branding.

 

Esta foto ilustra um recanto. Temos aí um quadro que traduz o espírito de um lugar que faz as pessoas viverem uma experiência única e singular

Existe algo autêntico neste cenário. Sim, as pessoas apropriam-se de forma expontânea para degustar momentos, um tempo de vida único.

Claro que existem elementos arquitetônicos e culturais presentes, mas o ponto essencial é que percebemos o pulsar de um diálogo entre o histórico e o contemporâneo.

Bike, crianças, executivo e pessoas idosas. Um cenário aprazível.

Quando falamos em transformação digital estamos falando também da essência que liga as pessoas em torno de algo, ou seja, de valores que geram engajamento.

O projeto Bairros Inteligentes é uma plataforma de Place Branding que transforma bairros em cidades inteligentes. 

A visão da startup é gerar movimento de resignificação para ativar a economia local em torno de eixos ambientais, históricos, culturais, econômicos e sociais.

No entanto, a metodologia Bairros Inteligentes pode ser aplicada em uma cidade ou estâncias turísticas, dando vida a um projeto de Place Branding.

Cidades são seres vivos que pulsam. A visão dessa dimensão viva inspira o olhar para os Mercados do Futuro, permitindo que as pessoas, principalmente os jovens, a enxergarem perspectivas em algo perene e sustentável.

Estamos falando de algo real, tangível e necessário.

Estâncias turísticas possuem potencialidades latentes que precisam ser resgatadas com a visão de um parque temático.

Entender a dinâmica da quarta revolução industrial e da lógica da Nova Economia são necessárias para demonstrar as potencialidades do turismo. 

Vivemos a era da experiência

Não confunda Place Branding com um logo

O logo, uma marca, não é o espírito do lugar. Claro que é um elemento que traduz algo, mas o Place Branding é algo maior, tem a ver com engajamento.

Eis aí a palavra mágica. Quando as pessoas vivem a experiência criam laços de conexões com o ambiente.

Criar estratégias e induzir investimentos direcionados às experiências são os elementos que colocam um projeto de Place Branding em pé.

Paulo Marcos é um dos empresários mais conceituados no Brasil de grandes eventos esportivos, une forças com a plataforma Bairros Inteligentes para desenhar projetos de Place Branding.

"O turismo é muito pouco explorado no Brasil, tendo em vista a riqueza cultural do país. Pequenas cidades contém em si verdadeiros tesouros, pérolas preciósas a serem lapidadas", explica Marcos Paulo quando o assunto é investimento em projetos de Place Branding.

O início de um projeto de Place Branding é revelar as potencialidades do local com um plano educacional, valendo-se do jornalismo digital como elemento estratégico.

Com essa visão, a proposta é lançar uma série de posts dentro do projeto de Transformação Digital de Monte Verde.

"No primeiro momento vamos vender a cidade para os moradores e empresários locais, mas a visão é incerir a estância no circuito turístico internacional". explica Marcos Paulo.

 

 

Paisagens, cheiro de lenha e sons de pássaros. As experiências em Monte Verde nos levam a criar lendas de um paraíso na terra

"O paraíso existe sim. Está aqui, em Monte Verde", afirma Marcos Paulo.

Sua ideia é valorizar essa riqueza de forma prática para ser trabalhada nas escolas, envolvendo as crianças e jovens no projeto tendo o empreendedorismo como ingrediente.

Temos referências internacionais como esse movimento está acontecendo na Alemanha, Noroega e Suíça, dentre outros países. Lá, os jovens já vivem essa cultura e migram para o campo.

Também temos "cases" muito ricos no Brasil. "Um projeto de Place Branding é a chave para a fortalecer a identidade coletiva rumo à prosperidade, e Monte Verde é um lugar que enxergo esse potencial" avalia o empresário.

 

 

Comentários

Jornalismo Digital na Nova Economia

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Seu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

10 Dicas prá ativar grupos no Facebook

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Empreendedorismo prá mudar o Mundo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Grupo Mercados do Futuro no WhatsApp

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Tecnologia para o bem incomoda muita gente

quarta-feira, 2 de março de 2016

Analista de Inovação: profissão do futuro

domingo, 13 de março de 2016

Lab Mercados do Futuro na Razão Humana

sexta-feira, 22 de abril de 2016

space

 

Top News

Jornalismo Digital na Nova Economia

Quem pensa que o Jornalismo está em baixa, no mínimo, está mal informado. Na Nova Economia esta é uma das profissões mais promissoras. Claro que o mercado editorial impresso ainda tem fôlego, mas o jornalismo digital é a bola da vez. Saiba por que

Josué de Menezes quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

    Leia mais

Seu Plano de Carreira e de Negócios na Nova Economia

O desenho de um plano de carreira na Nova Economia exige muito mais do que ser um profissional altamente especializado. O posicionamento estratégico da sua marca pessoal é um elemento chave para gerar novos negócios e expandir os negócios.

Josué de Menezes quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

    Leia mais

10 Dicas prá ativar grupos no Facebook

Não basta apenas abrir um grupo no Facebook. O importante é mante-lo ativo, vibrante e fazer pulsar conteúdos que somam com a comunidade. Mas para isso temos que ter um contexto real, propostas de valor realmente interessantes.

Josué de Menezes segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

    Leia mais

Inovação e Resultados para Micro e Pequenas Empresas

Chegou a vez das Pequenas e Micro Empresas ativarem suas redes de forma criativa e com foco em resultados. O CTI lança programa de dinamização de ecossistemas de inovação para este segmento. O projeto visa resultados efetivos em faturamento. O desafio é r

Josué de Menezes sábado, 2 de janeiro de 2016

    Leia mais

Empreendedorismo prá mudar o Mundo

Viking Network é um movimento de empreendedores dispostos a somar forças. Empresários de todos os setores criam redes de relacionamento para inspirar a capacitação e a geração de negócios. Paulo Milreu, idealizador do Viking aposta no interior paulista.

Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

    Leia mais

Aplicativo de Caronas estimula Economia Colaborativa

Quando falamos em Economia Colaborativa ou em Economia Criativa, estamos nos referindo a laços de compartilhamento, diálogo e interações. As caronas tem o poder de estimular a aproximação, o convívio amigo. Eis aí uma estratégia para ativar redes.

Josué de Menezes domingo, 31 de janeiro de 2016

    Leia mais

Grupo Mercados do Futuro no WhatsApp

O Grupo Mercados do Futuro estará ativando a Aceleradora Empreendedorismo do Bem, que tem como proposta capacitar pessoas interessadas em fomentar a Nova Economia em suas cidades. Oferecemos aplicativos e soluções para Cidades Criativas e Inovadoras. Opor

Josu� de Menezes sábado, 27 de fevereiro de 2016

    Leia mais

Tecnologia para o bem incomoda muita gente

Saiba por que o bem incomoda muita gente. Serviços mais baratos, rápidos, eficientes e melhores, que solucionam, de fato, os problemas das pessoas, passam a ser um problema para o "Estado".

Josu� de Menezes quarta-feira, 2 de março de 2016

    Leia mais

Analista de Inovação: profissão do futuro

Você é o que compartilha: este é o mantra da Nova Web. Fomentar a economia criativa, a nova economia e a cultura digital em rede são algumas das atribuições deste novo profissional que acreditamos ser uma peça fundamental para levantar o Brasil.

Josu� de Menezes domingo, 13 de março de 2016

    Leia mais

Lab Mercados do Futuro na Razão Humana

Os Lab Mercados do Futuro são encontros de networking onde empreendedores se encontram prá pensar a inovação, em como transformar este valor em mais vendas, mais oportunidades de negócios e expansão das suas empresas, serviços e produtos com a visão da No

Josu� de Menezes sexta-feira, 22 de abril de 2016

    Leia mais

Videos